Vantagens de alugar um carro para as empresas

Atualizado em: 23/08/2023

Seja para um funcionário que sempre viaja ou para um que fica mais dentro da cidade, é vantagem que a empresa opte pelo aluguel de carro para atendê-lo em suas tarefas. Em caso de viagem, os custos diminuem significativamente em relação ao pagamento de táxis e outros tipos de transporte na cidade, enquanto que o aluguel para que funcionários possam se deslocar sempre em uma mesma localidade garante autonomia e autenticidade à empresa.

Fora que o aluguel de carros para empresas costuma ser bem lucrativo para as mesmas, principalmente se conseguir um bom convênio ou parceria com uma locadora de veículos. Dos menores carros aos de grande porte, como caminhões, todos os estilos de automóveis podem ser alugados para imprimir à empresa uma identidade corporativa forte a preços mais baixos, além de unificar os gastos com o transporte dos funcionários e conseguir descontos com os fornecedores.

Para funcionários que transitam dentro da mesma cidade, o aluguel de carro pela empresa é bom por dois motivos: para o funcionário, que fica motivado e ágil para cumprir suas tarefas, e para a empresa, que não precisa gastar com auxílio gasolina ou vale transporte – e, como dito antes, em caso de muitos veículos alugados um desconto pode ser visado junto aos fornecedores do serviço. Nesse estilo de locação, o funcionário tem inúmeras responsabilidades quanto ao veículo, sendo uma delas apresentar todas as notas fiscais de reparos e tanques de gasolina, para que a empresa possa separar o que foi feito com o carro por motivos profissionais e por motivos pessoais, já que o funcionário está livre para usar o carro também para este fim.

Para funcionários que viajam em reuniões para outras cidades, não há nada melhor do que a empresa alugar para ele um carro, ao invés de despender dinheiro para táxi e ônibus. A conta é simples: uma diária de aluguel de um veículo básico custa em torno de R$75 reais nas grandes capitais, que pode ser o mesmo valor de uma corrida de táxi, apenas uma, que se fará em apenas um dia. A inflação de orçamento pode ser muito maior para quem prefere não pagar pelo aluguel de um veículo para seus funcionários.

Nesse estilo de locação também é mais fácil o funcionário se motivar mais a participar dos eventos profissionais, visto que ele pode dar uma volta de carro durante à noite sem ter gasto com esse tipo de divertimento pessoal – ao qual ele tem direito, depois de um longo dia de serviço. E a conta disso para a empresa é quase nula frente aos gastos convencionais que se espera pagar ao profissional nesse estilo de viagem.

A principal vantagem de alugar um carro como empresa em viagens de funcionários é justamente firmar uma parceria que motive a empresa a usar o serviço de locação mediante desconto pela demanda. Se a empresa pede muitos carros, por exemplo, a locadora de carros pode conceder desconto nas diárias dos veículos, não importa em que cidade do Brasil eles sejam utilizados. Dessa forma, a empresa lucra, a locadora lucra e o funcionário se sente mais livre, com mais autonomia de decisão, e ainda consegue visitar lugares que pudessem ser impossibilitados por causa do uso do táxi e de outros meios caros de locomoção urbana. E todo mundo sabe que um funcionário satisfeito faz o serviço de duas ou mais pessoas, com qualidade e muito carinho.

Deixe seu comentário