viagem a trabalho

Alugar carro em viagem a trabalho vale a pena?

Atualizado em: 23/08/2023

Uma viagem a trabalho normalmente implica em diversos compromissos em um espaço de tempo reduzido: jantares de negócios, reuniões, visitas a clientes e, no pouco tempo que sobrar, conhecer o que puder de uma cidade nova. A independência e o conforto de ter acesso a um veículo próprio podem compensar bastante nesse contexto.

Já explicamos anteriormente como funcionam as locadoras de veículos, mas você sabe por que é vantajoso alugar um carro em uma viagem a trabalho? Saiba mais sobre os benefícios e confira uma simulação ao final do artigo!

Para ter mais praticidade

O carro acomoda mais pessoas do que o táxi

Em um táxi ou motorista particular somente 4 passageiros poderão ser alocados, além do motorista. Diversas vezes isso pode não ser o suficiente para toda uma equipe de trabalho. Como há modelos de carros com mais lugares, o custo-benefício de alugar um veículo que comporte mais pessoas também pode compensar, em contraposição ao preço do transporte público.

Outra situação desagradável é quando só se consegue transporte para parte da equipe. Isso pode ocorrer quando um dos carros que iria transportar os colegas possui algum problema ou imprevisto ou quando em um horário de pico o acesso a mais de um veículo fica dificultado.

Poupa seu tempo da procura por táxis

Dependendo da cidade, não há serviços de chamada de táxi por aplicativo ou motoristas particulares. Nessas situações, pode ser necessário ligar para cooperativas ou tentar procurar em uma região desconhecida. Se a equipe for de mais de 4 pessoas, o problema se agrava: conseguir mais de um táxi simultaneamente pode dar ainda mais trabalho!

Possibilidade de devolver o carro em uma cidade diferente

A praticidade de devolver o carro em uma cidade diferente da que buscou pode ser bastante útil, principalmente se forem necessários deslocamentos “só de ida” ou “só de volta” para cidades próximas ou para a própria cidade natal.

aluguel de carros

As malas podem ficar no carro

Em uma viagem a trabalho de final de semana, para reduzir custos, muitas vezes só é paga uma diária de hotel e durante o resto do dia você precisa transitar com malas e materiais de um lado para o outro. Às vezes isso não representa um estorvo, mas quanto mais pessoas na equipe e quanto mais bagagem você precisar carregar consigo, mais difícil essa logística se torna. Ninguém quer, por exemplo, correr o risco de estragar materiais como eletrônicos, painéis gráficos ou aqueles usados em dinâmicas.

Você pode alugar o carro online

Muitas locadoras de veículos oferecem a facilidade de alugar carros através da internet, reduzindo burocracias e tornando o processo muito mais ágil. A melhor alternativa é o site CarroAluguel.com, que além de comparar preços de diversas locadoras, também reserva online.

Mais conforto para os passageiros

Quando se vai de uma reunião para outra com camisa social em uma cidade quente, é impraticável andar em veículos sem climatizadores! Nesse sentido, o carro alugado oferece um conforto extra, pois nem todos os taxistas terão carros limpos e ar condicionado em seus veículos. O mesmo vale para espaços para malas, direção hidráulica, etc.

Porque é mais econômico para a empresa

Evita motoristas mal-intencionados

Com o GPS ou aplicativos de celular é possível andar praticamente em qualquer cidade, mesmo sem conhecer muito da região. Os trajetos tornam-se mais curtos do que aqueles utilizados por alguns motoristas terceirizados que podem querer tirar vantagem do passageiro que não conhece o local.

Evita custos extras por horário de corrida (bandeira 2)

Ao alugar um carro, não há o risco de pagar taxas como bandeira 2 e os custos saem consideravelmente menores. Enquanto a diária de um carro popular pode sair na faixa dos R$70,00, o mesmo valor seria utilizado em uma ou duas viagens de táxi em uma cidade como São Paulo.

Evita problemas (e gastos) com acidentes

Muitas locadoras de veículos oferecem seguros, carro extra e assistência 24 horas para eventuais problemas, o que pode trazer mais tranquilidade. Não é necessário se preocupar com IPVA atrasado ou possíveis defeitos por falta de revisão! Isso tudo é por conta da locadora.

Você pode optar por modelos mais econômicos

Alugar carros mais econômicos pode ser uma grande vantagem, pois eles consomem menos gasolina. Entre os modelos com menor consumo em 2016 estão o Volkswagen Up!, o HB20s e o Ford Ka+. Dar preferência a eles pode ser uma boa opção!

Entretanto, atenção: o carro alugado precisa ser devolvido com o tanque cheio, as locadoras cobram valores mais altos pela gasolina quando o tanque é abastecido por eles! Portanto, vale muito mais a pena reabastecer o carro antes de devolvê-lo.

viagem a trabalho de carro

Você pode alugá-lo com antecedência

Com planejamento é possível conseguir os melhores modelos de veículos, descontos e fazer uma boa pesquisa de preços antes da viagem. Como as locadoras operam sob demanda, elas tendem a beneficiar os consumidores que fazem reservas bastante antecipadas. Por isso, deixar para alugar um carro nos guichês dos aeroportos pode sair bem mais caro do que fazer uma pesquisa, agendar e alugar previamente pela internet. Mediadoras de aluguéis, como o CarroAluguel.com, conseguem preços melhores por possuírem parceria com diversas locadoras.

É mais barato em viagens de curta distância

Viagens de curtas distâncias de cidade a cidade (e não em voos) também geram gastos com transporte que poderiam ser reduzidos se o carro fosse alugado. Uma passagem de ônibus por pessoa para uma viagem de 2 horas de duração já sai caro. Imagine então quando se somam a isso os gastos dentro da cidade destino?

Evita problemas entre empresas e profissionais

Com o aluguel de carros é possível evitar a informalidade de se necessitar que um profissional use o próprio carro para viagens de curta distância. Como a própria locadora oferece seguros e carros revisados periodicamente, os riscos diminuem consideravelmente e, consequentemente, possíveis problemas entre o que era responsabilidade da empresa e o que era responsabilidade do profissional terão menos chances de ocorrer.

Não desgasta o próprio patrimônio

Seja um carro da empresa ou do profissional, é possível evitar o desgaste do veículo com o aluguel. Se o carro é da empresa, ela não fica sujeita à forma de dirigir do usuário. Se o carro é do funcionário, é possível que ele fique insatisfeito pelos custos de desgaste que não podem ser calculados com facilidade.

É mais seguro

Além dos seguros oferecidos pela locadora, alugar um carro também pode representar a segurança de não embarcar no carro de um desconhecido ou em um veículo defeituoso. Você tem maior facilidade para escolher suas rotas com um aplicativo à mão, evitando zonas inseguras, além de poder conduzir o próprio carro sem estar sujeito a motoristas de direção agressiva.

viagem a trabalho seguranca

A locadora é obrigada a entregar o veículo em perfeitas condições de uso, com todos os equipamentos, itens elétricos e mecânicos exigidos pelo Código de Trânsito Brasileiro. É responsabilidade da empresa também ter revisado o veículo antes de disponibilizá-lo.

Oferece flexibilidade de horários

De madrugada ou em horários poucos habituais, ter acesso a um motorista é ainda mais difícil. Ter horários fixados em viagens de curta distância, com tempos de espera em rodoviárias, também pode ser uma dor de cabeça.

Se uma reunião terminar mais tarde ou mais cedo, o tempo livre que poderia ser gasto de maneiras mais proveitosas acaba se limitando aos horários agendados previamente por uma empresa terceirizada. Ter o horário flexível é uma grande vantagem!

Permite traçar as melhores rotas

Transporte público nem sempre favorece o direito de ir e vir dos usuários. Em uma viagem, mesmo que seja a trabalho, você pode querer passar por alguns dos pontos turísticos do caminho, pegar um trajeto pela orla de uma cidade litorânea ou passar pelos melhores restaurantes.

waze gps

Caso não tenha tempo ocioso e esteja com pressa, querendo resolver muitas coisas em um espaço curto de tempo, você pode optar por aplicativos como o Waze para evitar o tráfego ou fazer mais de uma parada pelo caminho para resolver mais de uma pendência.

Para quem não gosta tanto dos aplicativos, as empresas também alugam GPS para os veículos. Poder traçar a rota de viagem própria traz uma comodidade maior.

Confere a possibilidade de aproveitar melhor o seu tempo

Otimiza o seu tempo

Ter o carro disponível é um grande facilitador para a otimização do tempo. Um exemplo:

Uma equipe com 5 pessoas possui uma reunião às 9h com clientes em uma viagem de negócios. Para evitar imprevistos como o trânsito e a dificuldade de se conseguir transporte, todos combinam entre si que se encontrarão às 7h no café da manhã do hotel para acertar possíveis detalhes durante a refeição e saírem às 8h, horário marcado com a cooperativa.

flexibilidade de horarios

São 7h45 e todos já tomaram o café, estão prontos para sair. Esses 15 minutos extras seriam valiosos, pois os motoristas da cooperativa se atrasam 5 minutos e, no caminho, um acidente na rodovia dificulta bastante o trânsito. Um carro à disposição alteraria consideravelmente o desfecho dessa história.

Reduz a chance de imprevistos

Algo foi esquecido no hotel, uma emergência precisa de transporte para ser resolvida, um novo material precisa ser impresso rapidamente em uma gráfica ou papelaria. Os contextos são vários, mas, nessas horas, ter um transporte à mão facilita muito.

Diversas condições de aluguel

Para economizar: Km livre ou Km controlado

Essa é uma diferença que visa tornar o preço do veículo ainda mais barato. A quilometragem livre é a melhor alternativa para quem quer percorrer grandes distâncias, pois a diária é a mesma independente de quantos quilômetros foram rodados. Já no caso da quilometragem controlada o cliente paga uma diária menor e um valor extra para cada quilômetro rodado.

O valor final deve ficar mais barato quando comparado às outras opções. Como em viagens de negócios boa parte dos trajetos pode ser previamente planejada, a quilometragem controlada pode ser uma ótima opção. É importante também levar em consideração outros fatores, como taxas extras entre cada alternativa, para optar pela mais viável.

Variedade de veículos para todas situações

Para impressionar: aluguel de carros de luxo

Os carros de luxo podem ser utilizados em ocasiões especiais e no mundo dos negócios quando se deseja impressionar alguém. Uma apresentação marcante pode ser um adicional de valorização em uma negociação e deixar uma marca positiva. A mesma importância é dada ao atendimento e ao transporte de clientes especiais, que terão muito mais apreço pela empresa que lhes fornecer um tratamento especial.

Os requisitos para aluguel são os mesmos de um carro comum, mas os preços podem variar de cidade para cidade e de acordo com serviços adicionais. Há modelos de carros executivos, não necessariamente tão luxuosos, mas que também podem causar uma boa impressão.

Para regiões isoladas ou de difícil acesso

Engana-se quem pensa que toda viagem a trabalho envolve motoristas de terno e gravata. Há situações em que trabalhos de campo ou acesso a cidades do interior e propriedades rurais são necessários. Nem sempre a empresa está acostumada a esse tipo de serviço ou possui um carro próprio para esse contexto.

viagem a trabalho veiculos de luxo

Nessas horas, alugar modelos com tração 4×4 apresenta-se como uma boa opção. Há pick-ups e caminhonetes, como a S10 ou Jeep Renegade, e carros esportivos que se enquadram nessa categoria, como o EcoSport.

Para transportar um número muito grande de pessoas

Vans são ideais para transportar um número muito grande de pessoas. Dependendo do modelo, transportam entre 8 e 16 pessoas. Nesse caso, entretanto, é necessária uma habilitação especial.

Para mais conforto na direção

Em cidades com muito tráfego, como as grandes capitais, um carro automático é muito mais confortável de dirigir. Imagine engatar e desengatar a marcha, parando e acelerando, em um engarrafamento? É uma situação muito desagradável, mas extremamente facilitada com o câmbio automático.

É possível alugar carros no exterior

Diferenças cambiais podem gerar muitos gastos. Contar com transporte público em território estrangeiro também pode ser arriscado e um estresse desnecessário. Além disso, é possível alugar carros no exterior através de serviços brasileiros. A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é aceita em vários países, mas é válido checar essa informação de acordo com o local de destino. Alguns lugares pedem pela Permissão Internacional para Dirigir, que não é muito difícil de obter.

No exterior, a idade mínima para aluguel de carros varia entre 21 e 25 anos. Os documentos necessários são passaporte, cartão de crédito e CNH. Motoristas mais jovens também podem ter de pagar mais caro.

Há certos cartões de crédito que oferecem regalias, como o seguro completo, em locadoras internacionais, algo que também pode ser verificado. Há algumas especificidades sobre os acessórios disponíveis para carros estrangeiros também, como correntes para usar na neve.

Há uma variedade de adicionais possíveis

Condutor adicional

Quando se aluga um carro, pode ocorrer de um motorista não ficar confortável em ser o único responsável pela condução do veículo. Para permanecer regular e impedir imprevistos, é válido ter um condutor adicional cadastrado.

Isso permite o rodízio entre mais de um condutor em longos trajetos e evita problemas como quando um motorista passa mal ou fica muito cansado ao volante.

Navegador GPS

Apesar de ser um parceiro valioso em trajetos desconhecidos, não é mais tão necessário se o condutor se sente confiável em usar o smartphone.

gps em carro alugado

Cadeirinhas infantis

É pouco provável que vá ser utilizada em uma viagem a trabalho, mas é válido saber que há essa opção.

Seguros

Há distintos tipos de seguro oferecidos pelas locadoras. Trafegar sem o seguro para terceiros, por exemplo, é um risco muito alto.

Confira a simulação e decida se é vantajoso alugar carro em uma viagem a trabalho

Você trabalha na capital paulista, mas há um evento importante com um cliente em Recife. Você e sua equipe terão um dia intensivo com reuniões, treinamentos e palestras que irão fornecer. Chegando lá, você retira o carro no Aeroporto Internacional Guararapes.

Você chega à cidade em uma quinta, no dia 9 de março de 2017, um pouco antes do horário de almoço. O carro já foi reservado desde janeiro e a única coisa que você precisou fazer foi pegá-lo no balcão. É um Nissan March com ar condicionado, pois faz 30º C e o sol está chegando ao pico do meio dia.

O carro de marca japonesa é 1.0, econômico, possui uma boa qualidade e espaço mais do que suficiente para os três passageiros. Como planejado, as reuniões só se prolongam até sexta à noite, dia 10.

Entretanto, você e a equipe (que inclui mais dois colegas de trabalho) negociaram previamente com a empresa para adiar o retorno a São Paulo para domingo à noite. Retornar no domingo não acarreta em prejuízos para a sua empresa em termos de preço de passagem aérea.

Esse acordo foi feito porque você e seus colegas decidiram passar o tempo livre do final de semana em Porto de Galinhas, em uma praia paradisíaca que vocês nunca conheceram e fica só a 60 km do hotel, mais ou menos 1 hora de viagem. Dispostos a pagar pelas diárias e gasolina extras, você e seus colegas aproveitam o breve descanso.

A diária do carro ficou em R$ 89 e o seguro para problemas no carro estava incluso.

Deixando de lado o final de semana na praia, em quanto ficariam os mesmos gastos com um táxi?

Do aeroporto Guararapes ao hotel, em um trajeto de aproximadamente 10km, o táxi ficaria em torno de R$30,00. Do hotel ao local do evento em Olinda são mais R$40,00 para ir e voltar, isso sem incluir o restaurante no qual você e os clientes pararam no caminho, para conversar sobre o prosseguimento do projeto.

Ao todo, nos dois dias de evento, seriam gastos 30 reais até o hotel, 80 reais para ir e voltar no primeiro dia de evento, 80 reais para ir e voltar no segundo dia de evento e mais 30 reais até o aeroporto.

  • Total com uso de táxi: R$ 240 (Não incluso bandeira 2 no cálculo e nem paradas extras em restaurantes).
  • Total com uso de carro alugado: R$ 178 (Não incluso preço da gasolina ao reabastecer o tanque).

Alugar um carro pode ser muito benéfico para empresas, principalmente quando o empresário está munido de informações certas. As vantagens são diversas, dependendo do gosto e do planejamento pessoal do contratante. Uma garantia é certa: com o planejamento correto e o uso dos recursos disponíveis por locadoras e pesquisa online, o aluguel de carros é um excelente custo-benefício!

alugar carro viajar a trabalho

Gostou dessas informações? Para acessar mais conteúdos sobre viagens, aluguel de veículos e turismo, assine nossa newsletter e não perca nenhuma dica!

 

Um comentário

  1. […] em viagens de trabalho, um automóvel alugado dá a agilidade nos deslocamentos necessária para o melhor aproveitamento […]

Deixe seu comentário