câmbio dualogic

Confira 5 das principais vantagens do câmbio dualogic

Atualizado em: 24/08/2023

câmbio dualogic sempre foi motivo de dúvidas entre os consumidores. Afinal, trata-se de um modelo automático ou não? Por que ele não tem o pedal de embreagem, mas é possível fazer a troca de marchas manualmente?

Seguramente, podemos dizer que as tecnologias têm revolucionado e trazido novos conceitos ao mercado automotivo — e esse sistema conta com inúmeras vantagens.

No post de hoje, separamos tudo o que você precisa saber sobre os diferentes tipos de câmbio encontrados e as 5 principais vantagens do dualogic. Acompanhe!

O que é o câmbio dualogic?

câmbio dualogic consiste em um sistema de transmissão automatizado, que é utilizado pela montadora de veículos Fiat. Trata-se de um componente cujo mecanismo de troca de marchas é igual ao de um carro manual, porém lhe foi agregado recursos que permitiram a eliminação do pedal de embreagem.

Isso significa que, embora o referido item tenha aparentemente desaparecido, sua função continua sendo essencial à performance do automóvel. O que distingue um e outro é o fato de o câmbio dualogic, assim como os demais automatizados, contar com dois dispositivos eletrônicos para gerenciar as trocas de marcha:

  • o primeiro focado no acionamento da embreagem;
  • o segundo responsável por cambiar as marchas.

Benefícios

A entrada dos veículos de transmissão automatizada no mercado significou uma democratização do conforto. Isso porque, sem dúvidas, eles refletem uma alternativa mais acessível aos consumidores.

Aluguel de Carros online

Especialmente diante da agitada rotina da vida urbana e do trânsito, que, geralmente, é bem tumultuado, com a necessidade de ficar sempre parando ou reduzindo marchas, esse mecanismo é a solução para evitar o desgaste pessoal.

Somado a isso, é sempre bom aliar a precisão na troca das marchas à economia de combustível e ao menor gasto para cuidar da manutenção do seu veículo.

Quais os tipos de câmbio disponíveis atualmente no mercado, senão os automatizados?

Automático

O câmbio automático trabalha com um conjunto único, ou seja, seus componentes estão acoplados em apenas uma peça. Neste modelo, as engrenagens planetárias conectam o motor à caixa de transmissão, desempenhando, assim, a função da embreagem. É um sistema mais lento se comparado aos demais.

Automático de dupla embreagem

O complexo de dupla embreagem surge justamente para dar velocidade à operação do câmbio. Os dois itens comportam-se como substitutos do conversor de torque das versões puramente automáticas.

Tem-se, portanto, um disco responsável pela troca das marchas pares e da ré, e outro de dimensões menores, encarregado pelas marchas ímpares.

O raciocínio seguido para a melhora da performance é justamente o fato de que, enquanto uma marcha está sendo usada, a outra já foi previamente ativada, gerando a fluidez esperada.

Transmissão continuamente variável — CVT

O câmbio CVT consiste em um sistema de transmissão automática, baseado em um conjunto de duas polias lisas, conectadas por uma corrente metálica. O grupamento busca, constantemente, a marcha ideal para a demanda de cada momento.

Quais cuidados é preciso tomar?

  • ter a diligência de não soltar o acelerador de forma brusca;
  • nunca arrancar na opção de segunda marcha, caso o câmbio tenha essa alternativa;
  • ao parar, posicione a alavanca no modo neutro (N);
  • nas subidas, mantenha pressionado apenas o pedal dos freios. Tentar segurar o carro no acelerador superaquece o sistema e pode danificá-lo;
  • nunca force o motor durante as trocas de marchas;
  • desligar o carro na primeira marcha é uma proteção, além do freio de mão, para que ele permaneça parado.

Em quais pontos o câmbio dualogic se destaca?

1. Maior agilidade

Na transmissão do sistema de câmbio automatizado, as marchas ficam previamente engatadas, o que confere uma velocidade superior às trocas. Além disso, o grande benefício resultante das mudanças agilizadas é que não se perde a potência do motor durante as trocas.

Este é um benefício que pode pesar no momento de escolhê-lo, tendo em vista que reflete diretamente no fator segurança. Imagine, por exemplo, a tranquilidade de guiar um carro dualogic na estrada — acima do conforto, você não correrá o risco de perder a força do motor durante uma ultrapassagem.

2. Menor custo de manutenção

Para quem pensa em aliar comodidade com economia, o câmbio automatizado é uma ótima opção. Como sua performance depende de um mecanismo relativamente mais simples, as manutenções, em regra, são mais baratas.

O mais comum nos momentos de revisão é a substituição da embreagem. Segundo as orientações da fabricante, o sistema requer a substituição de seus discos a cada 100 mil Km rodados, mas, de acordo com o modo de direção dos proprietários, esse tempo pode ser reduzido ou prolongado.

3. Versatilidade

Os veículos de transmissão automatizada contam com a possibilidade de dirigir tanto no modo automático quanto no manual. E esta característica não é vantajosa apenas para quem gosta de passar marcha.

Em terrenos íngremes, as arrancadas são lentas. Então, ao fazê-la no modo manual, o motorista ganhará uma rápida resposta do sistema, que o concederá força e agilidade. Além do mais, usar o referido procedimento em tais situações auxilia na redução do desgaste da embreagem, estendendo sua vida útil.

4. Economia

Como é mais leve, o câmbio dualogic demanda menos energia em seu funcionamento, sendo sinônimo de economia de combustível. Tal elemento também explica a circunstância da tecnologia ser implementada em modelos de automóveis mais compactos.

Neste sentido, outra consequência positiva se traduz na emissão de menos poluentes. Isso faz desse câmbio uma forma de associar satisfação à contribuição com o meio ambiente.

5. Preço

O custo de aquisição é um elemento importante a ser ponderado antes de se tomar a decisão definitiva. Neste quesito, os câmbios automatizados saem na frente dos concorrentes automáticos, custando basicamente a metade do preço.

câmbio dualogic reúne muitos atributos positivos para quem está em busca de bem-estar e prazer ao dirigir. Sua tecnologia cumpre com o prometido e já deu provas de que o sistema é confiável, o que justifica sua expansão no mercado.

Gostou do post de hoje? Nossas informações foram úteis para esclarecer suas dúvidas quanto ao câmbio automatizado? Deixe um comentário e compartilhe sua opinião conosco!

Ebook Roteiros de viagem de carro


 

16 Comentários

  1. Boa Tarde! Comprei um carro com o cambio automatizado, mais escutei fala muito mal deles. por isso estava pesquisando sobre o referido. Gostei das explicações, pois tinha muitas duvidas. obrigado.

    • CarroAluguel 08/07/2020 at 5:29 pm - Responder

      Obrigado, Júlio! Ficamos felizes em saber que ajudamos nessa questão.😊 Esperamos que aproveite o carro novo! 💙

  2. Walter miller 19/10/2021 at 8:18 pm - Responder

    obrigado amigo pela as informações sobres cambios automatizados “já tive a oportunidade de possuir 2 veículos com câmbio automatizado,Fiat Palio e um Fiat grand siena,e agora estou pretendendo comprar outro carro com câmbio automatizado, seria,uma picape Strada.

  3. Maria Geane de Sousa 26/01/2022 at 2:45 pm - Responder

    Comprei de um amigo um gran siena duailogic 1.6 16v meu mecânico me deixou com muito medo com relação ao câmbio quando dá problemas disse que é muito caro, e nem todo mecânico mexe com ele. O que é mito e o que é verdade?
    Esse carro é bom de venda?

  4. Emerson 30/05/2022 at 10:08 am - Responder

    Mais um “mito” derrubado…os mecânicos criticam muito, mas depois de usar e ver que na verdade é só mesmo “medo da tecnologia”… obrigado pelas informações.

  5. Álvaro Antônio Garcia 07/08/2022 at 11:19 pm - Responder

    Tenho um Linea Dualógic.
    Nunca vi um câmbio mais show de bola.
    Uso mais com a troca manual.
    Mas no automático não deixa a desejar em nada para os automáticos.

  6. VALDIR DOMINGOS DO NASCIMENTO 20/09/2022 at 9:54 am - Responder

    Comprei um Gran Siena 1.6 dualogic a pouco tempo, pouco tempo mesmo, e estou gostando bastante dele, e a experiência está sendo a melhor possível, e pela as informações que obtive aqui, acredito que vou gosta mais e mais, obrigado.

    • CarroAluguel 22/09/2022 at 2:15 pm - Responder

      Olá, Valdir! Ficamos contentes com a sua conquista.

  7. Antônio Monaro Inácio 12/11/2022 at 8:42 am - Responder

    Tenho uma strada 14/14, automatizada é show de bola.
    Descanso total ao dirigir.

    • CarroAluguel 17/11/2022 at 2:57 pm - Responder

      Que bom, Antônio Monaro, esse modelo de veículo é excelente!

  8. Rubens Evaldo Kolbe 16/11/2022 at 11:44 am - Responder

    Usei o carro da cunhada no feriado e fiquei preocupado, num engarrafamento de serra acusou no painel o aquecimento do sistema de embreagem, não sei o que fazer, exceto aceitar a recomendação de ler o manual do carro sobre o assunto.

    • CarroAluguel 17/11/2022 at 3:08 pm - Responder

      Olá Rubens, aconselhamos levar na assistência autorizada pela concessionária caso seja um veículo particular, caso o carro for alugado, você pode entrar em contato diretamente com a locadora em questão e relatar o problema.

  9. Silvana 13/12/2022 at 10:35 pm - Responder

    Comprei meu primeiro carro automatizado, Palio 2015 1.6 16 válvula e queria informações de manutenção. Me corrija se eu estiver errada, no decline é ideal é pressionar o pé n freio, deixar em neutro no semáforo e troca dos discos de embreagem e apartir de qdo?

    • CarroAluguel 17/01/2023 at 9:14 am - Responder

      Silvana, infelizmente não temos conhecimento na área, somos um site especializado em reservas de carros online, mas sugerimos que entre em contato com a concessionária onde comprou o veículo para tirar suas dúvidas.

  10. Carlos Alberto Gomes da Silva 18/04/2023 at 6:06 pm - Responder

    Gostei das explicaçoes,pois pretendo comprar um carro mais comodo para dirigir.

  11. Luiz Carlos 31/08/2023 at 2:39 am - Responder

    Olá, comprei um Grand Siena Dualogic top 10 falam muito mal deste modelo, tô amando.

Deixe seu comentário