roteiro região sudeste

Viagem de carro na região Sudeste: veja 6 roteiros incríveis

Atualizado em: 24/08/2023Tags: , , ,

Quando pensamos em um roteiro de viagem de carro na região Sudeste do país, de imediato vêm à nossa mente a cidade do Rio de Janeiro e suas praias, a tradição das cidades históricas de Minas Gerais, a efervescência cultural de São Paulo e a natureza capixaba. Entretanto, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo tem mais a oferecer do que os roteiros já tradicionais.

Ao longo deste texto vamos passear juntos por paisagens dos 4 estados, apresentando tanto os destinos já mais difundidos quanto aqueles ainda pouco explorados. Mostraremos um pouco do potencial turístico dos municípios e dos conjuntos que eles integram. Todas as opções aqui descritas foram pensadas para serem facilmente realizadas de carro, por isso, se não contar com veículo próprio ou não quiser utilizar o seu uma ótima alternativa é a locação de automóveis.

Está pronto para essa viagem? Então vamos lá!

Estrada Real – MG/RJ

O antigo caminho pelo qual era transportada a produção de ouro e outras riquezas oriundas de Minas Gerais, tendo como destino o Rio de Janeiro, foi convertido em um charmoso roteiro turístico que passeia pelo interior de ambos os estados.

viagem de carro na região sudeste

Estrada Real, Minas Gerais.

Passando por pelo menos 10 cidades, o visitante terá a possibilidade de conhecer um pouco mais de nossa história, se deliciar com a culinária local, encher os olhos com paisagens de tirar o fôlego, além de conhecer um povo bastante cordial e hospitaleiro.

• Belo Horizonte

A sugestão é começar o roteiro por Belo Horizonte, cidade planejada, construída para ser a capital de todos os mineiros. Com interessantes atrações culturais, como o Complexo da Pampulha ou o Circuito Cultural da Praça da Liberdade, Belo Horizonte atrai ainda aqueles que gostam de boa comida e vida noturna. Considerada a capital dos bares, a cidade tem uma enormidade de estabelecimentos para todos os tipos de clientes.

• Ouro Preto

Saindo de Belo Horizonte, nossa próxima parada é em Ouro Preto, antiga capital do estado e talvez a mais famosa dentre as cidades históricas de Minas.

Patrimônio Cultural da Humanidade, Ouro Preto encanta com seu casario e suas ladeiras de pedra. Por vezes a paisagem da cidade parece ter sido retirada diretamente de alguma pintura. O Museu da Inconfidência é um ponto de parada obrigatório.

• Mariana

De Ouro Preto a Mariana são poucos quilômetros. Cidades vizinhas e quase irmãs, as duas compartilham alguns encantos. Além do casario colonial, Mariana tem ainda um curioso atrativo: a Mina da Passagem. Trata-se da maior mina do mundo, aberta a visitação do público. Ir até as profundezas da Mina da Passagem é como voltar no tempo.

• Congonhas

Seguindo pela Estrada Real chegamos a Congonhas, mais uma cidade colonial que tem como diferencial a monumental obra do escultor Aleijadinho. Esculpido em pedra sabão, no final do século XVIII, o conjunto de estátuas dos 12 profetas encanta os visitantes. Patrimônio Cultural da Humanidade, o conjunto é considerado o maior do mundo em se tratando de escultura barroca.

• Tiradentes

Caminho que segue, chegamos a Tiradentes, aconchegante cidade colonial de casario bastante preservado e ladeiras menos íngremes que as de Ouro Preto. A cidade abriga ao longo do ano importantes festivais de cinema e gastronomia.

• São João Del Rei

Assim como acontece com Ouro Preto e Mariana, poucos quilômetros separam Tiradentes de São João Del Rei. Essa viagem pode ser ainda mais agradável se for feita a bordo da antiga Maria Fumaça, uma das últimas locomotivas do tipo em operação no país.

Um dos destinos obrigatórios em São João Del Rei é a Igreja de São Francisco de Assis. Aos interessados, a cidade oferece uma série de ateliês e oficinas de carpinteiros, santeiros e sineiros.

• Caxambu

Já na Serra da Mantiqueira, encontramos Caxambu. Estância hidromineral mineira, a cidade oferece aos visitantes o impressionante Parque das Águas, conjunto de 12 fontes de água natural com diferentes concentrações de minerais que dão a cada uma das opções sabores totalmente particulares.

• Paraty

Já no trecho da Estrada Real que passeia pelo interior do estado do Rio de Janeiro, encontramos Paraty, charmosa cidade colonial litorânea. Muito semelhante a Tiradentes, difere justamente pela atmosfera criada por estar a beira-mar. Abriga um importante festival literário.

Rio e Niterói – RJ

ponte rio niteroi

Ponte Rio-Niterói, Rio de Janeiro.

• Niterói

Separada do Rio de Janeiro por uma monumental ponte está Niterói. Apesar de a própria ponte já ser um ponto de interesse, a travessia entre as cidades também pode ser feita de barca. Em Niterói se destacam as obras do arquiteto Oscar Niemeyer, tantas e tão diversas que deram origem ao chamado Caminho Niemeyer.

• Rio de Janeiro

Iniciamos nosso próximo roteiro na capital fluminense. Falar dos atrativos e belas paisagens do Rio de Janeiro é quase dispensável. Afinal, todos conhecemos, ao menos de ouvir falar, as belas praias, o Corcovado, Pão de Açúcar, a boemia da Lapa, as páginas de nossa história presentes nas ruas e praças do centro da cidade, a natureza da floresta da Tijuca ou do Jardim Botânico.

Além das já citadas atrações, vale lembrar que a capital atrai visitantes para seu renomado Carnaval, bem como para o Réveillon mais famoso do país e um dos mais conhecidos do mundo. O que não falta no Rio de Janeiro é ponto de interesse.

Ao visitante sobram opções de lazer. Assistir a uma partida de futebol no Maracanã, passear de bicicleta pelo Aterro do Flamengo; visitar alguns dos fortes erguidos pelos portugueses para proteger a cidade, como o de Copacabana; conhecer o Palácio do Catete e o quarto onde Getúlio Vargas pôs fim a própria vida; passear de barco pela Baía da Guanabara e, quem sabe, aproveitar para conhecer a Ilha Fiscal, local da realização do último baile do antigo Império.

Dar uma volta na Lagoa Rodrigo de Freitas ou conhecer a quadra de uma das tradicionais escolas de samba cariocas também se mostra um programa imperdível.

Circuito das Águas – SP

Mencionamos que Caxambu, no estado de Minas Gerais, é uma importante estância hidromineral. Pois saiba que São Paulo também tem as suas, que, dada à sua quantidade, acabaram formando o que se convencionou chamar de Circuito das Águas.

circuito das aguas sp

Águas de Lindóia, São Paulo.

• Águas de Lindóia

Talvez a mais conhecida dentre as estâncias hidrominerais paulistas, Águas de Lindóia oferece ao visitante um incrível balneário, bastante procurado por pessoas de todos os cantos do país que acreditam nas propriedades terapêuticas dos banhos. Também é destino certo para aqueles que procuram apenas descanso e diversão, sendo um excelente roteiro para a família.

• Amparo

Se Águas de Lindóia é a estância hidromineral mais conhecida do Circuito das Águas, a primeira cidade a receber esse título foi Amparo. Perdida entre as montanhas, com acolhedoras ruas e praças cercadas de casarões centenários, a cidade é uma ótima opção para aqueles que buscam por tranquilidade.

• Monte Alegre do Sul

Monte Alegre do Sul é mais uma das estâncias hidrominerais do Circuito. A apenas 2 horas de São Paulo, oferece lazer e conforto ao visitante bem em meio à Serra da Mantiqueira. Para além de suas águas, Monte Alegre do Sul presenteia o visitante com a possibilidade de conhecer alambiques produtores de cachaça, bem como estabelecimentos especializados na produção de vinho.

• Circuito das Águas para além das águas

A região em que se encontra o Circuito das Águas oferece outras opções que não apenas aquelas baseadas especificamente em estâncias hidrominerais. Quem resolver visitar a região pode aproveitar para conhecer, por exemplo:

  • Serra Negra e seu turismo rural e de aventura;
  • Jaguariúna, de centenários casarões e passear em sua Maria Fumaça;
  • Pedreira, a “Capital da Porcelana”, e seus variados roteiros de turismo de aventura que a cidade de colonização italiana tem a oferecer;
  • e Socorro, cidade voltada para o turismo rural e que tem na prática dos esportes de aventura, como mountain bike, rafting e voo de asa-delta, algumas de suas principais atrações.

Rota do Verde e das Águas – ES

Não poderíamos deixar o Espírito Santo de fora de nossas dicas. Neste roteiro privilegiaremos os atrativos naturais que o estado tem a oferecer.

rota do verde e das aguas es guarapari

Guarapari, Espírito Santo.

• Guarapari

Bastante procurada por visitantes que buscam pelas propriedades medicinais de suas famosas areias monazíticas, Guarapari é uma ótima opção para aqueles que querem desfrutar de tudo o que uma cidade litorânea tem a oferecer.

Vale ressaltar ainda que nos arredores da cidade está a reserva natural de Setiba, aberta aos visitantes e imperdível para um banho na lagoa de águas escuras, separada do mar por uma estreita faixa de areia. De Guarapari seguimos para a capital do estado, Vitória.

• Vitória

Uma das três capitais brasileiras situadas em uma ilha, Vitória tem belezas que encantam até os visitantes mais exigentes. Ainda pouco explorada por turistas de outras partes do país, já é roteiro certo entre viajantes da região Sudeste. Não deixe de saborear a tradicional moqueca capixaba.

• Vila Velha

Mais antiga cidade do estado, Vila Velha oferece aos visitantes uma interessante variedade de atrações. Para quem curte praia, a cidade tem ótimas opções distribuídas ao longo de 32 quilômetros de orla. Para os que preferem programas culturais, vale visitar o Convento da Penha, o Farol de Santa Luzia, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e o Museu Vale do Rio Doce.

• Linhares

A cidade de Linhares abriga 25% de todas as reservas de Mata Atlântica do Espírito Santo, o que por si só é garantia de imensa riqueza natural. Entretanto, a cidade conta ainda com o maior complexo de lagos da região Sudeste. São nada menos do que 64 lagos e lagoas, sendo que a principal delas, a Lagoa Juparanã, tem 38 quilômetros de extensão!

• São Mateus

O município conjuga a preservação da história, sobretudo no complexo de 32 antigos casarões — que, em conjunto com o porto da cidade, guardam memórias de outros tempos —, com a badalação dos dias de hoje, sobretudo na ilha de Guriri, ligada à cidade por uma ponte.

• Conceição da Barra

Praias, dunas, piscinas naturais e muito forró. Não estamos falando de alguma cidade do Nordeste, mas de Conceição da Barra. Lugar de cultura pulsante e paisagens de tirar o fôlego, abriga ainda o Parque Nacional de Itaúnas, Patrimônio da Humanidade.

Roteiros variados

nova friburgo rj

Nova Friburgo, Rio de Janeiro.

• Região Serrana – RJ

Nem só de praia e sol vive o turismo no estado do Rio de Janeiro. Sua região serrana guarda belas paisagens, cidades encantadores e extremamente convidativas aos turistas.

• Petrópolis

Conhecida como a “Cidade Imperial”, Petrópolis reúne algumas pérolas advindas do período do Império, como teatros, museus e construções da época, como o Palácio Quitandinha.

Ao longo do centro histórico do município o visitante encontrará outros casarões, palacetes e palácios, como o Palácio de Cristal e o Palácio Rio Negro. Ao passear pelas ruas de Petrópolis, a sensação é de voltar no tempo, sem descuidar do conforto dos dias de hoje.

• Teresópolis

O município de Teresópolis baseia sua atividade turística em dois polos distintos, mas associáveis: cultura e natureza. No que diz respeito à cultura, quem for até Teresópolis poderá conhecer o Palácio Teresa Cristina, o Palacete Granado e o Castelo Montebello.

Em se tratando de natureza, bastaria dizer que o município abriga a sede o Parque Nacional da Serra dos Órgãos. No entorno do município é possível encontrar cachoeiras, vales e morros, além de atrativos como o pico Dedo de Deus, a Mulher de Pedra, a Pedra da Tartaruga, a Pedra do Sino e a Agulha do Diabo. Tanta diversidade natural faz de Teresópolis um destino perfeito para quem curte ecoturismo.

• Nova Friburgo

A chamada “Suíça Brasileira” oferece aos visitantes uma boa variedade de pontos de interesse. É possível visitar a Casa Suíça, um memorial da colonização suíça na região, uma queijaria escola e o Museu do Mel, além de observar a arquitetura de influência europeia em várias casa e edifícios.

Dar uma volta no maior teleférico de cadeiras do país, degustar alguma iguaria em seu polo gastronômico, no bairro de Mury, ou ainda desfrutar de algum dos inúmeros rios e cachoeiras da região, que abriga o Parque Estadual dos Três Picos, também são boas pedidas. Nova Friburgo ostenta, ainda, o título de capital nacional da lingerie, o que atrai inúmeros viajantes que lotam as lojas e shoppings da cidade.

Roteiro de Praias – SP/RJ

Se o roteiro anterior foi pra quem quer distância de praias, esse é exatamente o contrário. A ideia agora é passear pelo litoral, conhecendo municípios onde estão localizadas algumas das mais belas praias do país.

ubatuba sp

Ubatuba, São Paulo.

• São Sebastião

Fundada em 1636, São Sebastião é uma das cidades mais antigas do Brasil, sendo a mais antiga do litoral norte de São Paulo. Dona de 36 praias dispostas em uma orla de cerca de 100 km, sendo a mais famosa a praia de Maresias, rotineiramente escolhida para sediar campeonatos de surf.

• Ilhabela

Um dos poucos municípios arquipélagos do país, Ilhabela oferece ao visitante uma orla com 36 km de praias. De ótima estrutura, costuma atrair visitantes de todo o mundo. Na alta estação, sua população costuma ser multiplicada por 5, dado o grande número de turistas.

Ilhabela conta ainda com o incrível número de 360 cachoeiras, sendo que cerca de 30 delas são utilizadas para banho. A região das ilhas é perfeita para a prática do mergulho.

• Caraguatatuba

Margeada pela serra de mesmo nome, coberta por Mata Atlântica, Caraguatatuba tem sua atividade turística ancorada na natureza. Suas praias de rara beleza e infraestrutura completa atraem cada vez mais turistas de todo o país.

O destaque fica por conta das praias do Camaroeiro, Prainha e de Martin Sá. Já a área serrana é muito procurada para a prática do voo livre.

• Ubatuba

Com 83% do seu território localizado no Parque Estadual da Serra do Mar, Ubatuba respira natureza. Seu litoral tem mais de 100 praias, dentre as quais se destacam Maranduba, Praia Vermelha, Enseada, Lázaro e Praia Grande. O município conta ainda com algumas ilhas, como a das Couves e a Anchieta.

• Paraty

Seguindo nosso caminho, saímos do estado de São Paulo e partimos para o litoral fluminense, começando pela já citada Paraty. O município tem um conjunto de mais de 60 ilhas e cerca de 90 praias, sendo muitas destas acessíveis apenas por barco ou encarando uma trilha. Dentre as praias se destacam as de Trindade, de beleza inconfundível.

• Angra dos Reis

Um arquipélago formado por 97 ilhas: essa é Angra dos Reis, destino badalado, lar de celebridades nacionais e internacionais que adquiriram algumas dessas ilhas e nelas fizeram casas de veraneio. Mas não se preocupe com isso, pois as demais ilhas reservam ótimas surpresas para os visitantes. Na maior delas, devidamente chamada de Ilha Grande, está a praia de Lopes Mendes, considerada uma das mais bonitas do país.

angra dos reis rj

Angra dos Reis, Rio de Janeiro.

• Rio de Janeiro

Seguimos nosso roteiro passando pela capital do estado. A Cidade Maravilhosa tem algumas das mais famosas praias do mundo, como Copacabana e Ipanema. Entretanto, além delas existe mais um enorme conjunto de ótimas praias para aqueles que querem desfrutar da beleza do litoral carioca. Rapidamente podemos citar o Arpoador, Barra da Tijuca, Praia Vermelha, Botafogo, Urca, Flamengo, Pontal, Leblon, Pepê e Leme.

• Búzios

A Armação de Búzios, ou simplesmente Búzios, é um município localizado em uma península com 8 km de extensão e que abriga nada menos do que 23 praias, dentre as quais se destacam João Fernandes, Ferradura, Geribá e Tartaruga.

A beleza do lugar encantou a atriz francesa Brigitte Bardot, que, após visita à cidade na década de 1960, tornou o local um destino badalado em todo o mundo, sendo conhecida como a Saint-Tropez brasileira. O impacto foi tanto que hoje uma parte da praia da Armação é chamada de Orla Bardot, em homenagem à atriz.

• Arraial do Cabo

Para alguns, Arraial do Cabo é o Caribe brasileiro. A fama veio por causa de seu mar de águas transparentes e areia branquíssima. O município é hoje considerado um dos melhores lugares em todo o país para a prática do mergulho. Dentre as praias de Arraial, destacam-se a do Atalaia, dos Anjos e da Ilha do Farol, que já foi considerada a mais perfeita do Brasil.

• Cabo Frio

Nossa última parada neste giro pelas praias paulistas e fluminenses é Cabo Frio. Principal município das chamada Região dos Lagos, Cabo Frio tem algumas das praias mais belas do litoral do Rio de Janeiro. O destaque fica por conta da Praia do Forte (ou Praia da Barra), cartão-postal da cidade, com água clara em tons esverdeados e areia branca. Em mar aberto, é considerada a maior raia do mundo para a prática de na navegação de vela. O Forte de São Mateus, construído no século XVII, complementa a paisagem singular.

Cachoeiras

Outra boa opção que a região Sudeste oferece é a possibilidade de o turista se banhar em alguma de suas centenas de cachoeiras. Embora a maior parte seja inacessível ou não indicada para banhistas, algumas delas não só são recomendáveis como são imperdíveis.

cachoeira casca danta serra da canastra minas gerais

Cachoeira Casca D´Anta – Serra da Canastra, Minas Gerais.

• Cachoeira dos Três Tombos – Ilhabela, São Paulo

Você se lembra que dissemos que Ilhabela tem 360 cachoeiras, sendo 30 próprias para visitação? Pois então, a dos Três Tombos é uma delas. Suas 3 quedas são um verdadeiro espetáculo. Por motivos de segurança, recomenda-se o uso da primeira, com 5 metros de altura, e da terceira, com seus 20 metros.

Seu acesso é bem simples, via rodovia SP-131. Bem sinalizada, sua entrada fica em frente à Fazenda São Mathias. É permitido aos visitantes permanecer na cachoeira entre 8 da manhã e 6 da tarde.

• Cachoeira Casca D’Anta – Serra da Canastra, Minas Gerais

Considerada uma dentre as 5 maiores cachoeiras do país, a Casca D’Anta oferece aos visitantes uma impressionante queda de 186 metros. Suas águas são provenientes do Rio São Francisco, que tem sua nascente bem próxima dali.

Para chegar até a cachoeira, basta seguir para o Parque Nacional localizado no município de São José do Barreiro, distante 350 km de Belo Horizonte. Após entrar pela portaria 4 do parque, é preciso caminhar cerca de 2 km até a queda d’água.

Cachoeira do Tabuleiro – Serra do Espinhaço, Minas Gerais

A mais alta cachoeira de Minas Gerais e a terceira do Brasil, a Tabuleiro surge do alto de um paredão de pedra, produzindo uma queda livre de 273 metros de altura. Seu poço tem cerca de 20 metros de profundidade.

Para chegar até a Tabuleiro basta que o visitante se dirija para o município de Conceição do Mato Dentro, distante 190 km de Belo Horizonte. Já na serra, é preciso realizar uma caminhada de 3,5 km para ter acesso à parte baixa da cachoeira. Já para atingir a parte alta, será preciso realizar uma caminhada que dura em média 3 horas e meia e exige bom preparo físico.

• Três Cachoeiras – Itatiaia, Rio de Janeiro

Como o próprio nome diz, se trata de um conjunto de 3 quedas d’água. De tamanho pequeno, tendo a maior cerca de 3 metros, as Três Cachoeiras tem como diferencial a facilidade de acesso. Estão em pleno perímetro urbano de Itatiaia, ao lado de uma avenida, o que facilita bastante a chegada. Mas não pense que, por ter quedas pequenas, a Três Cachoeiras não vale uma visita. As piscinas naturais formadas pelas águas claras do Rio das Pedras são mais do que um convite.

Cidades históricas

Falar em cidades históricas é falar de Minas Gerais. Uma boa opção para quem gosta de tais destinos é percorrer algumas localidades mineiras, próximas entre si, que guardam verdadeiros tesouros culturais e arquitetônicos.

sabará mg

Sabará, Minas Gerais.

• Sabará

Fundada em 1675, Sabará mantém preservada boa parte de seu casario e construções do século XVII, o que faz da cidade um importante acervo da chamada arquitetura setecentista no país. Os destaques ficam por conta do Solar do Padre Correa, onde hoje funciona a prefeitura; da Casa Azul; da Casa de Ópera; do Museu do Ouro e da Casa Borba Gato, onde hoje funciona um escritório do IPHAN. A cidade conta ainda com uma interessante coleção de chafarizes.

Destaque também para as igrejas de Nossa Senhora da Conceição, inaugurada em 1710, Nossa Senhora do Ó, de 1717, e de Nossa Senhora do Rosário, de 1713, mas que ficou inacabada, sendo que a obra foi realizada pelos escravos da Irmandade dos Homens Pretos da Barra do Sabará.

• Barão de Cocais

Além do casario colonial, tão marcante nas cidades históricas mineiras, o que Barão de Cocais tem como diferencial são as chamadas Ruínas do Gongo Soco. O lugar foi ocupado em 1745 para a extração do ouro. Em 1825, a área foi adquirida por uma companhia de mineração inglesa, que resolveu se instalar na região.

Suas operações duraram 30 anos, sendo o suficiente para que fosse erguida um povoado tipicamente britânico em meio às montanhas de Minas. O local chegou a contar com casas, hospital, capela anglicana e até mesmo um cemitério, resistente ao tempo e que, do alto da colina, guarda 10 lápides de granito, referenciando os túmulos de trabalhadores ingleses que, curiosamente, eram sepultados de cócoras.

• Caeté

Fundada em 1714, Caeté foi o lar de importantes personalidades da história do país, como João Pinheiro e Israel Pinheiro, cuja casa foi convertida em museu. Quem passa pela cidade pode conhecer ainda o Museu da Cachaça e o Museu Regional de Caeté, além de algumas de suas igrejas, como as de Nossa Senhora do Bom Sucesso e de Nossa Senhora do Rosário.

Entretanto, talvez o mais belo ponto turístico de Caeté fique nos arredores da cidade, bem no alto da Serra da Piedade. Estamos falando do Santuário de Nossa Senhora da Piedade, de onde se pode contemplar toda a imensidão das gerais.

O roteiro pelas cidades históricas pode ser finalizado nas já citadas Ouro Preto e Mariana, ou prolongado um pouco mais, até Tiradentes e São João Del Rei.

trem-tiradentes-sao-joao-del-rei

Trem “Maria Fumaça” que liga Tiradentes a São João Del Rei.

Viagem de carro na região Sudeste

Agora que você conheceu algumas de nossas opções de roteiros para fazer uma viagem de carro na região Sudeste, basta definir seu destino e colocar o pé na estrada. Sejam as belezas da Estrada Real, das praias ou das cachoeiras do Sudeste, sempre haverá uma opção para todos os gostos. E essas são apenas algumas delas. A região é riquíssima e cheia de paisagens incríveis para serem descobertas.

E você, conhece algum desses roteiros ou cidades? Tem mais alguma sugestão de passeios pelo Sudeste? Gostou de nossas dicas? Conte para a gente nos comentários!

 

Deixe seu comentário