viajar de carro pelo Nordeste

Tudo que você precisa saber para viajar de carro pelo Nordeste

Atualizado em: 24/08/2023Tags: , , , ,

A região Nordeste do Brasil está repleta de belezas naturais, riqueza cultural e um povo para lá de hospitaleiro. As reduzidas distâncias entre seus principais destinos turísticos são convites para viajar de carro pelo Nordeste e atravessar seus vários estados, explorando todas as suas potencialidades. Vamos agora apresentar um roteiro para um passeio de carro, passando por cinco de suas principais capitais. Confira!

Roadtrip: planejando sua viagem

Nossa jornada se inicia em seus preparativos. Uma viagem de carro, ou roadtrip, não se trata apenas de pegar seu veículo e sair dirigindo por aí. Ela envolve uma série de medidas que objetivam tornar o passeio mais seguro e agradável — a começar pelos cuidados com o carro.

Certifique-se de que o veículo está em boas condições, submetendo-o a uma revisão mecânica, verificando o motor, freios e estado dos pneus, incluindo o estepe. Confira, também, se os equipamentos obrigatórios exigidos pelo Código de Trânsito Brasileiro, como triângulo de sinalização e cintos de segurança, estão em perfeito estado.

Todas essas condições são essenciais para que você faça uma boa viagem e não corra o risco de ser punido por alguma infração de trânsito.

Se você não tiver tempo de verificar todos esses elementos, ou não está disposto a arcar com essa despesa no momento, uma ótima opção é apostar no aluguel de um carro. Os veículos colocados à disposição para locação têm todos os itens obrigatórios checados e a revisão mecânica em dia, o que significa praticidade e menos preocupações antes de pegar a estrada.

Extintores de incêndio e kit de primeiros socorros não são obrigatórios, mas é aconselhado que em viagens longas o veículo disponha desses itens, que podem ser úteis no caso de uma emergência.

Para além dos cuidados com o carro, aqueles que pretendem dirigir pelas estradas do país precisam estar atentos aos documentos. É imprescindível que o motorista porte uma Carteira Nacional de Habilitação válida e o Certificado de Registro Licenciamento Veículo, lembrando que a falta de um desses documentos constitui infração em uma eventual fiscalização.

CarroAluguel

Por fim, depois de certificar-se das condições do veículo e de sua documentação, não se esqueça de fazer um bom planejamento financeiro. Uma roadtrip envolve gastos com combustível, hospedagem, alimentação, passeios e outros. Ter clareza estabelecendo limites e previsões é essencial para que a viagem chegue até o destino final conforme planejado. Um descontrole em seu trecho inicial, por exemplo, pode comprometer seus últimos dias.

Escolha o roteiro da viagem

Ao decidir conhecer o país em uma roadtrip, o viajante deve ter clareza quanto ao roteiro que irá seguir. Mas como escolher esse roteiro? Simples: observando o interesse e disposição de todos envolvidos na viagem.

Se a predileção é por praias, pode não ser satisfatório percorrer o interior do país. Ao contrário, se a busca é por mais do que balneários têm a oferecer, grandes capitais podem reservar interessantes pontos turísticos.

É importante também saber se há disposição para dirigir por horas ou dias, se os demais passageiros estarão confortáveis com longos períodos dentro de um carro, se haverá crianças pequenas ou idosos no passeio, se o plano é percorrer os arredores de uma cidade ou atravessar vários estados. Tudo isso vai influenciar no resultado de sua viagem. Assim, o que vale é saber conjugar interesses e observar possíveis limitações.

Nesse roteiro iremos recomendar uma viagem de carro pelo Nordeste, partindo de Salvador com destino a Natal via litoral. O trajeto também passa por outras três capitais e por caminhos repletos de atrativos para todos os gostos.

• Roteiro Salvador

Começamos o roteiro por Salvador, terra de muita beleza, história e mistérios. Nossa primeira parada é no Pelourinho, centro histórico da cidade e patrimônio histórico da humanidade. Suas ladeiras de pedra emolduradas por um casario colorido são um convite a boas caminhadas.

Na região se destaca a Fundação Casa de Jorge Amado, no Largo do Pelourinho, dedicada à obra do escritor. Temos ainda o Terreiro de Jesus, onde estão localizados os centenários prédios da Faculdade de Medicina, Santa Casa de Misericórdia e a impressionante Igreja de São Francisco. Por toda a região várias lojas de artesanato, bares e restaurantes compõem o cenário, com destaque para o restaurante de Alaíde do Feijão, famosa quituteira da cidade. Se der sorte, você poderá acompanhar um ensaio gratuito do Olodum em meio às históricas ladeiras.

pelourinho salvador

Pelourinho – Salvador, Bahia.

Saindo do Pelourinho, siga para o tradicional Elevador Lacerda, que o levará até o Mercado Modelo. Com dezenas de expositores, é um bom local para encontrar aquela lembrança que pretende levar da Bahia.

Pouco acima do Mercado Modelo, temos o Solar do Unhão – Museu de Arte Moderna da Bahia. O espaço funciona em um antigo solar, revitalizado para receber o museu. É um lugar extremamente agradável, com uma das mais belas vistas do pôr do sol na cidade. Aos sábados, o solar abriga uma concorrida Jam session de jazz.

Já na Barra, a dica é aproveitar a orla revitalizada, que agora conta com um grande calçadão e locação de bicicletas. O ponto central da região é o Farol da Barra, localizado no forte de mesmo nome e que, convertido em um museu, está aberto à visitação. O pôr do sol no Farol rivaliza com o do Solar do Unhão como um dos mais belos da capital baiana.

Para quem curte boa comida, a dica é seguir para o Rio Vermelho, região que conta com uma enorme quantidade de bares e restaurantes de todos os tipos. O Largo da Mariquita é um de seus espaços mais disputados, tendo no acarajé da baiana Cira um de seus pontos altos. Ainda no Rio Vermelho, é possível conhecer a Casa do Rio Vermelho, residência de Jorge Amado e Zélia Gattai, que foi transformada em um museu surpreendentemente moderno. Sem dúvida um dos melhores passeios de Salvador!

Conhecer o Dique do Tororó, com suas estátuas de orixás que parecem flutuar sobre o espelho d’água, também é uma boa pedida. Às margens da grande lagoa encontra-se, ainda, o estádio da Fonte Nova, palco de várias partidas da última Copa do Mundo de futebol.

Se você quiser aproveitar as praias de Salvador, a dica é banhar-se nas praias ao norte da cidade, como Piatã, Flamengo e Stella Mares.

praia flamengo salvador

Praia do Flamengo – Salvador, Bahia.

Não poderíamos nos despedir de Salvador sem mencionar dois de seus mais famosos cenários. O primeiro é a Igreja do Bonfim, palco tradicional de exercício da fé dos soteropolitanos, com seu gradil coberto de pequenas fitas coloridas que, ao balançar com o vento, produzem um cenário de rara beleza. O segundo é o bairro Itapuã, imortalizado na música de Toquinho e Vinícius. Bem no meio do bairro existe o Parque Metropolitano do Abaeté, que, com uma lagoa de águas escuras cercada por dunas de areia branca e coqueirais, oferece aos visitantes uma paisagem inimaginável em outras capitais do país. É também em Itapoã que encontramos Dinha, uma das mais tradicionais baianas da cidade.

Seguindo nossa viagem, vamos em direção a Maceió, distante 581,4 km de Salvador. Para aqueles que considerarem o trecho muito longo, uma boa dica é fazer uma pausa em Aracaju, distante 324,8 km da capital baiana. Cidade muito agradável, a capital de todos os sergipanos pode ser uma boa opção de estadia.

Para todos os que seguirem para Maceió, uma dica é conhecer algumas das praias espalhadas pelo caminho, como Arembepe, Guarajuba, Praia do Forte, Costa do Sauípe e Mangue Seco, cujas dunas foram cenário para a novela Tieta. Afinal, esta é uma das grandes vantagens de se realizar uma viagem de carro próprio ou alugado: seguir seu próprio roteiro, sem se preocupar com horários e tendo a possibilidade de realizar paradas sempre que considerar interessante!

• Roteiro Maceió

Já em Maceió, prepare-se para um dos mares de coloração mais intensa que você já viu em toda a sua vida. Em muitos momentos, a impressão que o visitante tem é de estar em pleno mar do Caribe!

Seja em Pajuçara, Jatiúca ou Ponta Verde, o visitante terá a oportunidade de desfrutar de praias urbanas de rara beleza, contando com uma boa estrutura de bares, restaurantes, comércio e rede hoteleira. A orla conta ainda com um calçadão com pista de corrida e ciclovia, que permanece movimentado mesmo durante a noite e é ideal para a prática de esportes.

A cidade tem pontos interessantes de visitação para aqueles que se interessam por história e cultura, com destaque para o Museu Théo Brandão, Memorial da República, Catedral Metropolitana e Palácio Floriano Peixoto. Boas opções, também, são a Feira de Pajuçara, o Pavilhão do Artesanato e o Mercado Central, locais onde você poderá encontrar uma imensa variedade de produtos, indo das diferentes expressões do artesanato aos tradicionais pratos da culinária regional.

O entorno de Maceió oferece outras opções de praias, de igual ou maior beleza que as já existentes na capital. A mais famosa delas é a Praia do Francês, bastante procurada por turistas de todo o país. Na mesma região temos ainda a Praia do Gunga, considerada uma das mais belas do país, oferecendo aos turistas um cenário que envolve falésias, dunas e encontro de rio com o mar. Por fim, a praia de Barra de São Miguel, com suas piscinas naturais formadas quando a maré está baixa, é ideal para quem passeia com crianças.

Nossa próxima parada é Recife, distante 259,1 km. Entretanto, vale ressaltar que o trecho que separa Maceió de Recife talvez seja o mais belo a ser percorrido em toda esta viagem de carro pelo Nordeste. O ideal é fazer essa parte com calma, para poder aproveitar, sobretudo, dois destinos: Maragogi e Porto de Galinhas.

A 129,5 km de distância de Maceió, Maragogi reserva aos seus visitantes cenários verdadeiramente paradisíacos. Praias de pouco movimento garantem a tranquilidade aos turistas, que podem desfrutar das várias piscinas naturais que se formam no mar de tonalidade verde-esmeralda. Percorrendo mais 100 km, chega-se a Porto de Galinhas, já no litoral de Pernambuco.

porto de galinhas

Porto de Galinhas – Ipojuca, Pernambuco.

A charmosa vila de Porto de Galinhas encanta a todos que por ela passam. Apesar de simples, ela oferece toda a estrutura necessária aos viajantes. Os passeios de jangada e os mergulhos nas piscinas naturais que se formam no meio do mar são passeios imperdíveis. Conhecer o santuário onde nascem os cavalos-marinhos, em meio a um manguezal, é outro passeio singular.

• Roteiro Recife

Recife recebe todos os visitantes de braços abertos, com bastante frevo e maracatu! Dona de uma história riquíssima, que conta com páginas escritas por holandeses, a cidade tem muito a oferecer em termos de cultura, sem descuidar de suas belezas naturais, que podem ser muito bem exemplificadas pela praia de Boa Viagem.

Além de uma ótima estrutura de barracas, bares, restaurantes e comércio, Boa Viagem tem, ainda, um renovado calçadão, com ciclovia e até mesmo banheiros públicos.

Em se tratando de cultura, o Recife é um verdadeiro espetáculo. A começar pelo Recife Antigo, bairro histórico que abriga edifícios centenários e ótimas opções para aqueles que querem provar um pouco da culinária local ou simplesmente beber alguma coisa enquanto bate papo à beira do Rio Capibaribe. A região é movimentada tanto durante o dia quanto durante a noite, sobretudo por conta das várias casas de show existentes e da programação rotineira em suas praças e largos, como no Pátio de São Pedro.

rio capibaribe recife

Rio Capibaribe – Recife, Pernambuco.

 Mais da história da cidade pode ser encontrado no também histórico bairro de Santo Antônio, lar da Praça da República que abriga em seu entorno o Palácio do Campo das Princesas, sede do governo estadual; o Palácio do Tribunal de Justiça; e o Teatro Santa Isabel.

Para os amantes da arte, uma ótima pedida é o Instituto Ricardo Brennand, colecionador que disponibilizou ao público seu imenso acervo reunido ao longo dos anos. O espaço foi considerado pelos usuários do TripAdvisor como o melhor museu da América Latina. Outra boa opção é a Oficina Brennand, espaço dedicado à obra do artista plástico Francisco Brennand, primo de Ricardo. A réplica do Taj Mahal, disposta nos jardins da Oficina, é de encher os olhos dos visitantes.

Após conhecer todas as atrações do Recife, não deixe de passar pelo Centro de Artesanato de Pernambuco, ideal para a compra de artesanato; pelo Mercado de São José, com seus mais de 500 expositores; e pela Casa de Cultura, antiga cadeia pública e que hoje oferece aos visitantes vários produtos.

Conhecer o Recife e não visitar sua co-irmã Olinda é um erro quase imperdoável. Distantes apenas 8,4 km uma da outra, são costumeiramente incluídas em um mesmo passeio.

olinda pernambuco

Olinda, Pernambuco.

Em Olinda o visitante encontrará uma cidade declarada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela UNESCO. O destaque fica por conta do Alto da Sé e da sensacional vista que ela proporciona.

Depois de conhecer Olinda, é hora de seguir viagem. 120 km separam o Recife de João Pessoa, nosso próximo destino. Percorridos os primeiros 45 km desse trecho, recomendamos uma parada para conhecer a Ilha de Itamaracá. O Forte Orange, construído pelos holandeses em 1631, é um ponto de visitação interessante, assim como a Coroa do Avião, um banco de areia que surge no mar durante a maré baixa e que rapidamente é ocupado por barracas, mesas e cadeiras prontas para receber turistas que desfrutam da bela paisagem formada pela ilha temporária.

Já em território paraibano, boas opções de parada são as praias do Coqueirinho, Barra do Gramame e Carapibus, que oferecem aos visitantes um pouco de tudo — de falésias e dunas a um mar tranquilo de águas mornas e piscinas naturais.

Ainda nesse trecho o viajante mais desinibido poderá experimentar a sensação de liberdade que a prática do naturismo proporciona, pois é nessa região que está localizada a praia de Tambaba.

• Roteiro João Pessoa

Chegamos a João Pessoa e nossa primeira parada é no Farol de Cabo Branco, na Ponta dos Seixas, o ponto mais oriental das Américas. Logo ao lado encontra-se a Estação Cabo Branco, espaço de arte, cultura e ciências, com edifício projetado por Oscar Niemeyer.

No centro histórico da capital paraibana encontramos o Centro Cultural São Francisco, com vários edifícios centenários de caráter religioso, bem como a Casa dos Azulejos e o antigo Hotel Globo, palco de badaladas festas da alta sociedade na João Pessoa do passado. Outra boa pedida é dar uma passada pela Casa do Artista Popular, grande centro de comércio do artesanato local.

Mas não há como negar que o principal atrativo de João Pessoa é seu litoral. A começar pela praia de Cabo Branco, que, com sua boa extensão de areia e águas calmas e mornas, é um constante convite a banhistas e esportistas. A vizinha Tambaú não fica atrás em termos de beleza, mas atrai aqueles que buscam por um pouco mais de agito. Com um bom conjunto de bares, restaurantes e barracas, a praia é movimentada durante todo o dia e principalmente à noite, quando a estrutura existente se junta à sua tradicional Feirinha. De Tambaú partem, ainda, os passeios para as piscinas naturais de Picãozinho, alguns metros mar a dentro.

praia de cabro branco joão pessoa

Praia de Cabo Branco – João Pessoa, Paraíba.

Completam o conjunto de boas praias urbanas de João Pessoa a de Bessa, com suas barracas famosas pela animação e seu mar de um azul impressionante, e a de Manaíra, com seu mar tranquilo, boa estrutura de barracas e quiosques e estreita faixa de areia que some com a subida da maré.

Ao lado de João Pessoa encontra-se Cabedelo, famosa pela praia do Jacaré. É nela que, em todo final de tarde, o pôr do sol acontece ao som do Bolero de Ravel. Visitantes disputam espaço nos restaurantes com seus decks sobre as águas do Jacaré para ouvir de perto o desempenho de Jurandy do Sax. Se você não estiver com um veículo próprio, vale a pena alugar um carro e ir conhecer a atração!

bolero de ravel joão pessoa

Praia do Jacaré – Cabedelo, Paraíba.

Findada a passagem pela capital paraibana, é hora de seguir viagem rumo a Natal, distante 188,8 km. Uma boa dica é aproveitar o caminho para conhecer as praias de Intermares, point de surfistas; Camboinha, com suas piscinas naturais; e Oitero, com suas características dunas de areia branca, ainda na Paraíba.

Já no Rio Grande do Norte, a sequência de praias é imperdível. A começar por Pipa, considerada uma das mais belas do país. Em seguida temos ainda Búzios, área que reúne ótimas condições para a prática do mergulho; Pirangi do Sul, com suas piscinas naturais; Barra de Tabatinga e sua incrível enseada dos golfinhos, onde é possível observar muitos deles; Pirangi do Norte, com suas piscinas naturais e o maior cajueiro do mundo, cuja copa se espalha por uma área de 8.500 m²; e Cotovelo, com suas dunas e coqueirais, distante pouco mais de 12 km das praias urbanas de Natal.

• Roteiro Natal

Chegamos a Natal, a Cidade do Sol, nossa última parada. A fama da capital potiguar nos faz logo pensar em suas praias, mas vamos antes explorar outros interessantes pontos da cidade.

O primeiro deles é o Forte dos Reis Magos, cujo formato lembra uma estrela, construído em 1598 e hoje parte do Patrimônio Histórico e Cultural Nacional. Em Natal encontraremos ainda os belíssimos Teatro Alberto Maranhão e Memorial Câmara Cascudo. O centro histórico da cidade também é pontuado por locais de grande interesse, como a Praça Sete de Setembro, cujo entorno abriga o Palácio Felipe Camarão, sede do poder municipal; e o Palácio Potengi, antiga sede do governo estadual e hoje convertida em centro cultural.

E por falar em centro cultural, vale uma visita ao Complexo Cultural de Todos, espaço que oferece aos visitantes, salas de cinema, teatros, oficinas, galeria de arte e pinacoteca, auditórios, salas de música e dança, além de lojas de artesanato e restaurantes. Para aqueles que se interessam por uma arquitetura mais moderna, uma boa dica é conhecer a Catedral Metropolitana, a Ponte Newton Navarro, o Parque da Cidade, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, e a Arena das Dunas, palco da última Copa do Mundo de futebol, considerado um dos mais belos estádios do torneio.

Após esse banho de cultura, é hora de um merecido banho de mar. Uma boa opção é a orla de Ponta Negra, um dos cartões-postais da cidade e onde está localizado o inconfundível Morro do Careca.

ponta negra natal

Praia de Ponta Negra – Natal, Rio Grande do Norte.

Contando com ótima estrutura, a praia é bastante movimentada durante o dia e concorrido ponto de encontro durante a noite, dividindo com a Praia dos Artistas e com a Ribeira o título de point da vida noturna de Natal. Seja qual desses três destinos for a sua escolha, você encontrará diversão em ótimos bares, restaurantes e casas noturnas dedicadas a todos os tipos de música.

Aproveitando o fato de que está em uma viagem de carro pelo Nordeste e que, portanto, dispõe de um automóvel, o visitante pode se deslocar um pouco mais rumo ao norte, mas ainda nos arredores de Natal, para conhecer a imperdível Genipabu. Por lá, você vai conferir imensas dunas de areia branquíssima, perfeitas para um passeio de buggy ou até mesmo uma volta de dromedário.

genipabu natal

Dunas de Genipabu, Rio Grande do Norte.

Cerca de 30 km mais ao norte, encontraremos Maracajaú, cuja orla conta com fascinantes formações de corais, convidativas para a prática do mergulho, seja de snorkel ou com cilindro. Por ser uma área de preservação, o fluxo de turistas é limitado pela fiscalização local.

Se não é muito fã de mergulhos, mas não dispensa atividades divertidas, pode seguir para Pitangui e praticar “skibunda” em suas dunas, ou ainda, rumar para Jacumã e se aventurar no “aerobunda”, uma espécie de tirolesa que te joga diretamente nas águas refrescantes da Lagoa de Jacumã

Chegamos assim ao final de nosso roteiro. Partimos de Salvador rumo a Natal, mas o caminho inverso pode ser realizado tranquilamente, reservando aos viajantes as mesmas atrações. Basta pegar a estrada em Natal, seja em um veículo próprio ou em um carro alugado, e aproveitar a jornada!

Viajar de carro pelo Nordeste

Viajar de carro pelo litoral do Nordeste é um dos melhores passeios de que um turista pode desfrutar no Brasil. Passando por lugares de cultura riquíssima, povo acolhedor e hospitaleiro, muita história, tradição e modernidade — sem falar nas paradisíacas paisagens —, quem apostar em nossas indicações não irá se arrepender!

Gostou de nosso roteiro? Então assine nossa newsletter e não perca nenhuma de nossas dicas!

Um comentário

  1. […] belezas naturais exuberantes e coloridas, o Nordeste do Brasil também encanta seus visitantes pela sua culinária exótica, que deixa qualquer um com água na […]

Deixe seu comentário