Carro com ar condicionado vale a pena? Descubra!

Atualizado em: 24/08/2023

No Brasil, andar em um carro com ar condicionado muitas vezes é uma necessidade. Especialmente no verão e nos meses de férias, viajar com a família debaixo do sol forte pode ser bastante incômodo. Mas, afinal, o conforto trazido pelo aparelho compensa os gastos maiores com seu uso?

Essa é uma dúvida válida e bastante comum. Quem pensa em apreciar os benefícios de climatização do veículo, que torna as viagens e passeios menos cansativos, o trânsito mais fácil de ser enfrentado e deixa os passageiros, principalmente as crianças, mais tranquilos, precisa avaliar também seus inconvenientes. Nada mais justo.

Por isso elaboramos este artigo, abordando as principais vantagens e desvantagens do ar condicionado veicular para ajudar você a se decidir pela melhor opção. Confira!

Desvantagens do carro com ar condicionado

Tempos atrás, o ar condicionado automotivo era considerado um luxo. No entanto, com a evolução da tecnologia, esse item passou a ficar mais barato e a representar um custo menor para o motorista.

Mas ainda persistem alguns pontos negativos. Afinal, é mais um aparelho ligado ao veículo que precisa de energia para funcionar e requer manutenção periódica. Por esses motivos, o ar condicionado no carro traz três desvantagens principais. Veja, abaixo, quais são elas!

Custo de manutenção

O ar condicionado é um item a mais no veículo que também precisa de manutenção e isso gera um custo. O aparelho funciona graças a uma série de correias que devem ser trocadas de tempos em tempos, pois ressecam e podem quebrar.

Além disso, é preciso fazer a limpeza periódica do sistema e trocar seu filtro para que o ar circulando dentro do carro esteja sempre purificado. Outro aspecto que requer atenção é a parte elétrica que, apesar de não precisar de manutenção constante, pode representar um gasto maior caso dê problemas.

No entanto, esse custo de manutenção é uma desvantagem que não existe no aluguel de um carro com ar condicionado, por exemplo.

Maior consumo de combustível na cidade

Como já foi dito, o ar condicionado possui correias conectadas ao motor do carro, puxando uma parte da energia gerada para poder funcionar, fazer o ar circular e resfriá-lo. Assim, para manter a rotação do motor em níveis normais, é preciso queimar uma quantidade maior de combustível.

Além disso, o gasto de energia elétrica também influencia no consumo do veículo, pois torna as fagulhas nos cilindros mais fracas e a queima do combustível menos eficiente.

Pior desempenho do veículo

Como qualquer outro aparelho, o ar condicionado usa uma parte da energia gerada pelo motor para funcionar. Assim, o carro acaba perdendo um pouco da potência. Essa diminuição é mais percebida em veículos com motores mais fracos (como os carros populares) e em trechos que exijam mais torque, como as subidas. No trânsito, por exemplo, esse problema torna-se imperceptível.

Porém, a boa notícia é que os aparelhos mais modernos já são controlados por um módulo eletrônico, que consegue dosar o funcionamento do ar condicionado em relação à necessidade de usar a potência do motor, tornando a sensação da redução menos incômoda.

Preocupar-se com as desvantagens do ar condicionado veicular faz sentido. No entanto, faz tempo que a modernização dos aparelhos e da mecânica dos carros já conseguiram diminuir bastante (e cada vez mais) seu impacto sobre o motor. Assim, as vantagens acabam se sobressaindo. No próximo tópico falaremos sobre elas. Não deixe de ler!

Vantagens do carro com ar condicionado

Não à toa o ar condicionado automotivo é um item bastante valorizado pelos brasileiros. Em um país de clima predominantemente tropical, com muito calor e umidade durante boa parte do ano, ter o interior do carro climatizado torna a direção muito mais agradável.

Mas o aparelho traz, ainda, outros benefícios para o motorista e os passageiros do veículo. Veja alguns deles abaixo!

Maior conforto no veículo

Em um dia de forte calor, logo ao abrir a porta já se pode notar a dificuldade em permanecer no interior do carro. O ar fica abafado e partes como bancos, painel e portas ficam tão quentes que, mesmo com a janela aberta, a sensação térmica é desagradável. Nessas situações, o ar condicionado consegue resfriar o interior rapidamente e manter uma temperatura amena, aumentando o conforto para os ocupantes do veículo.

Além disso, diminui a poluição dentro do carro e minimiza o barulho que vem de fora, pois as janelas ficam fechadas e o ar é constantemente filtrado.

Mais segurança

Outro benefício de poder andar com as janelas fechadas, inclusive quando o calor está forte, é a maior segurança para os ocupantes. Afinal, quase todas as cidades do país enfrentam problemas relacionados à violência, sendo os casos de furtos e assaltos no trânsito mais corriqueiros do que gostaríamos.

Nesse sentido, os vidros fechados inibem a ação de criminosos, que procuram por facilidade e acesso rápido aos ocupantes do veículo e seus pertences.

Benefícios também em dias de chuva

Não é só nos dias de muito calor que o aparelho faz a diferença. Também em períodos de chuva, nos quais é impossível manter as janelas abertas, o ar condicionado impede que os vidros embacem, o que pode ser perigoso em certas situações de direção.

Além disso, o aparelho circula e filtra o ar, mantendo-o limpo e com uma temperatura agradável, regulada pelos próprios ocupantes do carro, evitando a transmissão de doenças mesmo com as janelas fechadas.

Diminuição do consumo em viagens

Se em ambiente urbano, com baixas velocidades, trânsito, obstáculos e aclives, o ar condicionado acaba aumentando o consumo de combustível, em estradas e rodovias ocorre o contrário. Isso acontece porque o aumento do esforço sobre o motor é compensado pelo giro mais livre das rodas em marchas mais altas.

Mas o fator que mais contribui para a redução no gasto de combustível são os vidros fechados, que melhoram a aerodinâmica do carro. Com as janelas abertas em altas velocidades, o ar entrando no veículo aumenta o arrasto, fazendo-o funcionar como um paraquedas aberto.

Como deu para perceber, um carro com ar condicionado vale a pena, pois o acréscimo no consumo de combustível e a diminuição da potência do veículo se tornam pouco relevantes diante de suas vantagens. Afinal, economia nenhuma é mais importante do que o conforto, a segurança e a tranquilidade que o aparelho pode proporcionar.

Gostou de nosso artigo? Pintou alguma dúvida ou sugestão para acrescentar ao debate? Então deixe um comentário abaixo!

Deixe seu comentário