Road Trip na região Sul do Brasil: roteiros e dicas imperdíveis

Atualizado em: 24/08/2023Tags: ,

Olhou para o lado e viu belíssimas serras, cidades com aquele jeitinho de Europa e sentiu um certo friozinho a mais do que no resto do país? Se sim, você está passando pela região Sul do Brasil, uma região que atrai anualmente dezenas de milhões de turistas interessados em ver de perto as belezas de suas cidades.

E são belezas de todos os tipos: tem as impressionantes quedas d’água de Foz do Iguaçu, os minimalistas jardins de Nova Petrópolis e até o charme da requintada Gramado. E isso para citar apenas 3 exemplos, hein?

Mas será que fazer uma roadtrip por esses lugares é uma boa ideia? Com certeza!

E isso vale tanto para quem está planejando uma viagem romântica com a dupla do coração quanto para quem quer fazer uma viagem em família com a mãe, o pai, os filhos, cachorro e passarinho.

Duvida? Então veja só as dicas que separamos por aqui para você, com alguns dos melhores destinos do sul do Brasil e também com alguns macetes de como organizar essa roadtrip para aproveitar ao máximo o passeio.

7 dicas para organizar a sua roadtrip

Para começo de conversa, temos que saber como organizar uma roadtrip. Afinal, ninguém quer perder algum pedaço da viagem por falta de planejamento, certo? E aí, para fazer essa organização, nada como dar uma conferida nessas dicas:

• Crie checkpoints para a sua viagem

Checkpoints são aqueles pontos de uma estrada ou cidade onde a pessoa escolhe parar para verificar detalhes como a gasolina e a calibragem dos pneus ou até mesmo dar uma dormida antes de continuar seguindo o passeio.

O interessante desses checkpoints é que eles costumam indicar o progresso da sua viagem e até o rendimento das sua finanças, combustível e cansaço pelo caminho.

carro mapa

Isso sem contar que eles também podem ser usados como referência para que você avise para algum amigo ou familiar que já chegou até aquela parte do caminho.

• Saiba quando e onde abastecer

Se você vai se aventurar em um roadtrip por dezenas de cidades e milhares de quilômetros, é imprescindível saber onde é possível abastecer o carro durante o caminho.

• Pare de preferência onde puder lavar suas roupas

Como o tempo de viagem e a quantidade de troca de roupas costuma ser maior em uma road trip, é muito importante ter um volume de camisas e shorts menor, que gaste menos espaço, liberando uma parte do porta-malas para o armazenamento de mantimentos e outros itens que podem fazer a diferença na estrada.

E aí, para não ficar com uma sacola de roupas sujas guardada na mochila, nada melhor do que parar em locais onde você pode também lavar suas roupas, mantendo tudo limpo para seguir viagem com tranquilidade.

• Crie uma playlist arrasadora

Ter uma boa playlist para ouvir no caminho pode ser uma ótima solução para aliviar o estresse durante viagens muito grandes e, claro, para servir como trilha de fundo para paisagens arrasadoras como as do sul do Brasil. Portanto, não se esqueça de fazer a sua antes de pegar a estrada.

playlist para roadtrip

• Confie nas dicas dos blogs

Está em dúvida sobre quais são os melhores destinos ou até hospedagens para ficar durante a sua roadtrip? Então confie nas dicas dos blogs (como o nosso aqui da CarroAluguel.com).

Por estarem acostumadas a trabalhar apenas com destinos mais procurados e viagens tradicionais (de avião ou ônibus), as agências muitas vezes não conseguem encontrar as hospedagens com melhor custo-benefício nem indicar aquelas de cidades menores, menos procuradas.

Tendo isso em mente, na hora de planejar a sua viagem, tire um bom tempo para fazer pesquisas na internet em sites e blogs de turismo.

• Não seja muito rígido com seu planejamento

Em uma roadtrip é bem comum encontrar um lugar desconhecido e agradável entre uma cidade e outra. Um local que às vezes não estava em seu planejamento inicial de checkpoint ou de hospedagem, mas que pode muito bem ser usado para isso. Se acontecer de encontrar esse lugar, não se sinta mal em sair um pouco do plano.

Esteja preparado para, se for o caso, sair do que havia combinado para aproveitar novas experiências que surjam pelo caminho.

• Use sempre a internet a seu favor

Vai sair para viajar? Então não confie só no mapa de papel.

Carregue o celular, baixe os mapas offline de GPS, procure por lugares para dormir e almoçar no TripAdivisor, tire fotos e marque os lugares no Instagram (isso pode servir até mesmo para avisar aos familiares sobre onde você está naquele momento!) e não se esqueça de conferir os comentários e dicas que as pessoas deixam no Foursquare de alguns estabelecimentos e cidades.

aplicativos gps celular

Pronto, agora que você já sabe como organizar a roadtrip, é hora de conferir quais são as cidades que você não pode deixar de conhecer no sul do Brasil.

5 cidades do Sul que você não pode deixar de conhecer

Com algumas das belezas naturais mais impressionantes do país e um pouco do espírito alemão remanescente de seus fundadores, essas 5 cidades do Sul do Brasil são mais do que excelentes destinos para uma roadtrip: são também um pedaço da história do país que você precisa ver de perto.

1) Gramado, RS

Vencedora do Traveler’s Choice 2015, um prêmio dado pelos usuários do TripAdivisor, a cidade de Gramado é considerada por muitos o melhor destino de viagem do Brasil.

Lago Negro em Gramado

E não é por menos: com ótimos restaurantes, várias construções com arquitetura europeia e um clima sempre agradável, esse “jardim das hortênsias”, como é conhecida por alguns, ainda ganha pontos por servir tanto como ponto de partida quanto de chegada por quem deseja fazer uma roadtrip pela maravilhosa Serra Gaúcha.

Quer saber como chegar até lá? Então confira o post que já fizemos por aqui explicando o caminho.

2) Foz do Iguaçu, PR

Também chamada de Terra das Cataratas, Foz do Iguaçu tem como grande chamariz o Parque Nacional do Iguaçu, local onde estão abrigadas as famosas cataratas, tombadas como Patrimônio da Humanidade.

Um dos pontos turísticos mais visitados da região sul do Brasil e que também faz divisa com a Argentina.

3) Bombinhas, RS

Com apenas 24 anos de existência, a pequena Bombinhas fica cravada bem ali no meio de 2 polos turísticos do Brasil: Florianópolis e Balneário Camboriú.

região Sul

Mas não é por causa de suas vizinhas que a cidade está por aqui. Nada disso! Bombinhas merece nossa atenção por ser um dos lugares com a natureza mais bem preservada no país.

Tudo isso, claro, graças às regras ambientais super rígidas que são adotadas por lá.

4) Ilha do Mel, PR

Não, não dá para ir de carro até a paradisíaca Ilha do Mel, localizada na costa do estado do Paraná. Mas isso não impede que você deixe seu automóvel por ali em Paranaguá ou Pontal do Paraná (outros excelentes destinos) e pegue o primeiro barco rumo a essa ilha onde os carros são proibidos e as belezas naturais, abundantes.

5) Balneário Camboriú, SC

Já que estamos falando de lugares com praias e muito mar no sul do Brasil, não dá para deixar de comentar sobre Balneário Camboriú, uma cidade tão maravilhosa quanto o Rio de Janeiro, localizada no litoral norte catarinense.

Balneário Camboriú

Um lugar com muita vida noturna, várias opções de lazer para os mais aventureiros e, claro, paisagens de tirar o fôlego. Só tente evitar o lugar no período de alta temporada, que é quando a cidade fica lotada de turistas.

5 passeios no Sul que você não pode deixar de fazer

Não importa se você é do tipo que gosta de ecoturismo, se curte adrenalina, ou se prefere programas mais lights e tranquilos: na região Sul sempre vai ter uma boa opção de passeio para você. Dá uma olhada:

• Passeio de Maria-Fumaça em Bento Gonçalves

Com 2 horas de duração, esse passeio de trem que parte de Bento Gonçalves rumo a Carlos Barbosa, além de ser rodeado por cenários de encher os olhos, ainda conta com uma paradinha rápida no simpático município de Garibaldi, também conhecido por ser a capital do espumante no Brasil.

trem do vinho

• Trekking no Parque Nacional Aparados da Serra

Berço de alguns dos maiores cânions do Brasil, o Parque Nacional Aparados da Serra, localizado na divisa entre os estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, é de longe um dos cartões-postais mais bonitos do país.

Um lugar maravilhoso, recheado de cachoeiras que podem ser facilmente acessadas por alguma de suas trilhas, que podem ser realizadas tanto a pé quanto de bike.

• Esqui no Snowland em Gramado

Quem foi que disse que não dá para esquiar no Brasil?

Pois é, no Snowland, o primeiro parque de neve indoor das Américas, isso é possível graças a uma técnica criada exclusivamente para esse parque gelado. Por lá, é possível aproveitar neve de verdade durante os 365 dias do ano.

Snowland Gramado

Ou seja: se você ainda estava pensando se valia ou não a pena ir para Gramado, olhe aí mais um motivo para dar um pulinho até lá!

• Passeio pelas Cataratas do Iguaçu

Se você vai até as Cataratas do Iguaçu, você tem que fazer o passeio de barco que chega até perto dessas gigantescas quedas d’água.

cataratas do iguaçu

• Cervejas e gastronomia alemã no Oktoberfest, em Blumenau

Em sua nova edição, a Oktoberfest Blumenau tem tudo para seguir a tradição e se manter como uma das maiores festas da cerveja do mundo.

Um evento que todo ano mistura gastronomia e cultura alemã com muita, muita cerveja, atraindo milhares de turistas que visitam essa Pequena Alemanha em busca de diversão.

5 pratos típicos que você não pode deixar de comer

Por falar em gastronomia, que tal conhecer também alguns pratos típicos que você não pode deixar de conferir em uma roadtrip pelo sul do Brasil?

A gente espera que você já tenha almoçado, porque, se não for o caso, você poderá sofrer um pouco ao ver essas maravilhas que te aguardam em uma deliciosa viagem pelo sul do Brasil. Dê só uma olhada:

• Matambre recheado

Por causa de sua proximidade com países como Uruguai, Argentina e Paraguai, a região Sul do Brasil acabou trazendo de lá algumas tradições gastronômicas, como essa espécie de rocambole de carne de Matambre recheado com salsa picada, cenoura, pimenta e pimentão moído, ovos um pouco de azeite e sal.

• Waffle com sorvete e molho de vinho tinto

Oriundo da cozinha alemã, essa sobremesa é de fazer salivar qualquer fã de doces. Principalmente aqueles que frequentam a Oktoberfest, quando ele é vendido por preços extremamente baratos.

Waffle com sorvete e molho de vinho tinto

• Ostras depuradas

A gente já deu essa dica aqui antes, mas não custa repetir: passou por Floripa? Então dê um pulinho no restaurante Ostradamus para provar um de seus pratos produzidos com as melhores ostras depuradas do litoral brasileiro. Com certeza você não vai se arrepender.

• Spätzle

Voltando para a cozinha originada da Europa, temos o delicioso Spätzle, um prato que é, na verdade, uma mistura de massa e carne típica de países como Alemanha, Itália e Suíça.

• Apfelstrudel

Direto dos fogões dos imigrantes austríacos vem o sensacional Apfelstrudel, um folhado de maçã que há séculos enche os olhos dos turistas que passam por algumas cidades tanto da Serra Gaúcha quanto em Santa Catarina.

Apfelstrudel

Ficou salivando aí, não ficou? Pois então espere para poder experimentar alguns desses pratos na companhia da sua cara metade, porque o que não falta no Sul do Brasil são destinos excelentes para quem quer fazer uma roadtrip mais romântica pelo país.

3 dicas para uma vigem romântica pelo Sul do Brasil

Se você e sua metade são do tipo que gostam de pegar um friozinho, no Sul tem opção para vocês. Se o seu esquema for mais de praia, sol e ondas, não tem problema, também tem destinos preparados receber vocês por lá. Veja só:

• Rota Romântica, RS

Inspirada na rota romântica da Alemanha, que liga as cidades de Füssen e Würzbuz, a da Serra Gaúcha no sul do Brasil não deixa nada a desejar para a sua irmã europeia.

Rota Romântica, RS

Além de vários dos 14 municípios presentes por ali serem considerados alguns dos melhores destinos para os apaixonados do Brasil, todos contam com belíssimas paisagens que rodeiam o caminho de quem se aventura a atravessar essa rota de carro.

Ah, e se quiser saber quais são eles, aí vai a lista:

  • São Leopoldo;
  • Novo Hamburgo;
  • Estância Velha;
  • Ivoti;
  • Dois Irmãos;
  • Morro Reuter;
  • Santa Maria do Herval;
  • Presidente Lucena;
  • Linha Nova;
  • Picada Café;
  • Nova Petrópolis;
  • Gramado;
  • Canela; e
  • São Francisco de Paula.

• Ilha do Mel, PR

Sim, já falamos sobre a Ilha do Mel por aqui antes, mas não custa repetir, já que esse também é um excelente destino para quem quer passar alguns dias bem tranquilo, longe da correria da cidade, só com o amor ao lado.

Ilha do Mel Paraná

• Ilha do Papagaio, SC

Imagine passar alguns dias na companhia da sua dupla em um lugar exclusivo para vocês. Pois isso é possível na Ilha do Papagaio, uma ilha particular localizada na região litorânea do município de Palhoça, em Santa Catarina.

Um lugar com 142 mil metros quadrados cercados de Mata Atlântica e que conta com apenas uma pousada em toda a região. No caso, a (óbvia) pousada Ilha do papagaio.

5 dicas para uma viagem em família pelo Sul do Brasil

Existem vários destinos para você curtir no sul do Brasil em família. No entanto, quando o assunto é ir em grupos, é preciso tomar cuidado com alguns pontos para não cair numa furada.

Aluguel de Carros online

Mas nós vamos dar algumas dicas para que você não caia em nenhuma delas. Confira com a gente, começando pelo planejamento especial desse tipo de viagem:

• Planejando uma viagem em família

Viajar com crianças requer alguns cuidados especiais. E dentre vários, podemos destacar:

Se for levar crianças, evite viajar por longas distâncias

Lembre-se de que os baixinhos não têm o mesmo porte físico e nem a mesma paciência que os adultos. Portanto, evite deixá-los por muito tempo dentro do carro.

Faça mais paradas (ou melhor: planeje mais daqueles checkpoints de que falamos lá no começo do post) e, se for necessário, durma em mais cidades pelo caminho.

Conte com algum entretenimento de bordo

Se você estiver com um carro que tem monitor para o passageiro, ótimo; se não for o caso, leve um brinquedo, notebook ou tablet para resolver o problema de falta de entretenimento de bordo.

criança brincando no carro

Aproveite para dar um pulinho ali em outro país

Está indo também com o avô ou a avó? Então que tal realizar aquele sonho deles de visitar outro país e dar um pulinho ali na Argentina ou no Uruguai? Se você estiver com tempo e disposição para isso, pode ser uma boa ideia.

• Escolhendo os melhores destinos

Outra dica que podemos dar para você é: foque em cidades e lugares que tenham programas em que as crianças também possam se divertir. Dentre as melhores opções, podemos listar:

Canela

Apesar de ser pequenininho, esse município vizinho de Gramado é repleto de opções que podem fazer a festa das crianças, como o Alpen Park, com seu cinema 4D, corridas de quadriciclos e tirolesas; o Parque Terra Mágica Florybal, produzido com um visual superlúdico; e o lindíssimo Parque Estadual do Caracol, berço da enorme cachoeira do Caracol e do museu de história natural de Canela.

Terra Mágica Florybal

Jardim Botânico de Curitiba

Um dos maiores cartões-postais de Curitiba, o Jardim Botânico da cidade também é uma excelente pedida para entreter a meninada durante um roadtrip pelo Sul do país.

Jardim Botânico Curitiba

Snowland

Já falamos desse point lá no começo do post, mas, como ele é um excelente destino também para a garotada, não custa repetir a ideia por aqui.

• Evitando furadas

Entrar em uma furada é algo que ninguém deseja fazer durante uma viagem, não é mesmo? Para evitar furadas em uma roadtrip, nada melhor do que prestar atenção em alguns detalhes bem específicos como estes:

Leve roupas para todo tipo de clima

Por causa de sua geografia, lotada de serras e praias, é muito fácil encontrar temperaturas bastante diferentes em uma viagem pelo Sul do país. Por isso, se prepare para enfrentar desde o clima mais frio até o calor mais pesado em alguns trechos.

Saiba onde tem um caixa 24 horas

Em uma roadtrip você passa por cidades maiores, com bancos e caixas eletrônicos, e outras onde nada disso existe por lá. Portanto, fique atento e procure saber em quais municípios o seu banco estará presente pelo caminho.

Evite as rodovias

Apesar de a região Sul contar com algumas das rodovias mais bonitas do Brasil, ela também comporta algumas das mais perigosas do país, como a BR-101 que cruza boa parte do estado de Santa Catarina.

De olho nesse fato, nada melhor do que evitar ao máximo esse trecho, buscando rotas alternativas e que, em muitos dos casos, acabam sendo também as com melhor visual.

Roadtrip na região Sul

Com centenas de opções para quem está procurando fazer uma roadtrip com a família, com o namorado ou a namorada, a região Sul do Brasil é uma das mais lindas e impressionantes do país.

casal apaixonado carro

Portanto, se você sempre quis conhecer as cidades que ficam por ali, que tal agora começar a organizar esse passeio já tendo em mente as dicas que demos nesse post? Com certeza você vai se divertir muito durante a viagem.

Ah, se você curtiu esse nosso especial, aproveite para compartilhá-lo nas redes sociais e marcar seus amigos com quem você gostaria de fazer esses passeios!


Deixe seu comentário