Road trip pelo Brasil

Como fazer uma inesquecível road trip pelo Brasil?

Atualizado em: 24/08/2023

Viajar a lazer é sempre sinônimo de felicidade! Passear com a família ou os amigos, conhecer novos lugares, relaxar em um paraíso natural, experimentar outros sabores, fazer uma road trip pelo Brasil… Como não gostar?

Nosso país é extenso e possui uma diversidade cultural riquíssima, belas paisagens e uma fauna e flora que não existem em nenhum outro lugar do mundo. A natureza é tão maravilhosa que dá para entender o porquê do ditado “Deus é brasileiro”.

Fazer uma road trip pelo Brasil é a melhor maneira de conhecer tudo que nosso país tem de mais perfeito, porque a viagem fica muito mais divertida, econômica e você ainda pode visitar mais de um destino de uma só vez!

Quais são as vantagens de fazer uma road trip pelo Brasil?

Economizar

Quem adora viajar sabe que precisa economizar em seus roteiros para conseguir estar sempre na estrada. Em uma road trip, você pode chamar amigos para acompanhar você e dividir as despesas com gasolina, pedágios e estacionamentos.

Se você viaja com a família, também pode calcular o quanto economizará ao viajar de carro com seus filhos e parceiro em vez de comprar passagens aéreas para todos.

Conhecer vários destinos

Com um carro à sua disposição, você planeja o trajeto da maneira que desejar, podendo conhecer diversos destinos de uma só vez. Imagina conhecer várias cidades, histórias e culturas ao longo do caminho entre São Paulo e Amazonas?

Poder tomar suas decisões

Outra vantagem de fazer uma road trip pelo Brasil é poder escolher os lugares que gostaria de conhecer e decidir qual o melhor horário para sair. Ao fazer um pacote de viagens de avião, por exemplo, você não tem a liberdade de escolher as opções que mais agradam e acaba ficando preso a um roteiro engessado.

Ter acesso irrestrito (ou quase isso)

Ao viajar de ônibus ou avião, você fica limitado a conhecer apenas lugares que tenham fácil acesso, preestabelecidos pela agência ou locais mais visitados. Mas lembre-se que muitos dos lugares bonitos ficam longe das cidades e são de difícil acesso com outros meios de transporte que não sejam o carro.

Aluguel de Carros online

Descobrir culturas regionais

Todas as viagens agregam valores e culturas em nossa bagagem. Mas na maior parte das vezes, nossos destinos são as cidades grandes, aonde a globalização chegou há mais tempo e a tradição já está enfraquecida.

Em uma road trip, podemos conhecer as várias cidades pequenas ao redor da metrópole e entrar em contato com a cultura da região, sua história e seus costumes, já que normalmente os municípios menores costumam ter tradições mais fortes.

Conhecer pessoas

A parte mais enriquecedora de uma viagem de carro são as amizades feitas pelo caminho, onde você conhecerá histórias de vida das pessoas e da cidade onde elas vivem. Isso pode trazer novos laços de amizade e lembranças inesquecíveis!

Admirar paisagens exuberantes

Tudo bem que é divertido sentar na janelinha do avião e contar nuvens ou analisar as formas geográficas das cidades abaixo, mas você já experimentou admirar a paisagem pela janela do carro?

As estradas podem trazer paisagens belíssimas, como montanhas, desertos e oceanos. É de se pensar, hein?

Experimentar novas aventuras

Quando compramos viagens pelos pacotes das agências, ficamos presos à rotina dos locais e dos guias, olhando apenas para onde ele aponta.

Em uma road trip, a aventura é o fator principal. Decidir fazer uma refeição à luz do luar, conhecer várias cachoeiras e trilhas… Você vai colecionar várias histórias para contar!

Conectar-se com as pessoas

As road trips têm como maior consequência a aproximação entre as pessoas que viajam juntas. Muitas vezes, os lugares não possuem conexão com a internet e nem têm televisão, o que trará a oportunidade de conhecer melhor seu parceiro, filhos ou amigos.

Quais os melhores destinos para uma road trip pelo Brasil?

Transamazônica (PB/CE/PI/MA/TO/PA/AM)

A rota conta com mais de 4.200 km de percurso, atravessa sete estados e tem uma história bastante conhecida. A obra foi idealizada no regime militar e construída na década de 1970, com objetivo de melhorar a vida da população do norte do país.

A estrada é um misto de asfalto e terra, muitos quilômetros são rodeados de floresta e é comum encontrar com vaqueiros guiando o gado.

Petrópolis (RJ)

Um marco histórico brasileiro, a cidade foi adotada pela coroa Portuguesa no período imperial e hoje conta com diversos pontos turísticos, como o Museu Imperial e o Palácio Rio Negro.

Em 1928, a estrada que liga a cidade do Rio de Janeiro a Petrópolis, a Rodovia Washington Luís, foi a primeira a ser pavimentada no Brasil, marcando o desenvolvimento do país.

petropolis-free

A cidade é cercada por parques e reservas biológicas, como o Parque Nacional da Serra dos Órgãos e a Área de Proteção Ambiental de Petrópolis. A estrada é moderna e bem pavimentada, garantindo a segurança na hora da viagem.

Jericoacoara (CE)

A estrada de Fortaleza até a cidade é intensa, com 300 km de extensão, pouca sinalização e adequada para carros 4×4.

Essa road trip, porém, compensa qualquer problema, pois as paisagens encontradas durante o percurso são de perder o fôlego e o destino final é simplesmente incrível.

jericoacoara-free

Florianópolis (SC)

As belezas naturais das praias de Santa Catarina são conhecidas do mundo inteiro, principalmente as da cidade de Florianópolis, que tem mais de 42 opções de destinos.

As praias mais belas estão no sul da ilha. Por serem locais menos urbanizados e de difícil acesso, o carro é a melhor opção de transporte. Mas é preciso planejamento e paciência para chegar ao seu destino.

Florianópolis-free

Estrada Real (SP/MG/RJ)

O roteiro mais histórico do país conta com uma extensão de mais de 1500 km e passa por oito municípios do estado de São Paulo, oito do Rio de Janeiro e 163 de Minas Gerais.

Essa estrada foi construída no século XVII com o objetivo de levar o ouro de Minas Gerais e de São Paulo até os portos do Rio de Janeiro, onde seguiam para Portugal.

O percurso conta com uma bela paisagem e um roteiro gastronômico diversificado, com o melhor da comida caseira de cada local.

Estrada Real

Outra dica é sempre ter em mãos o mapa do roteiro, alguns lugares como opção de hospedagem e um GPS para evitar que imprevistos acabem com sua viagem.

Também não se esqueça de montar uma boa trilha sonora para a sua road trip pelo Brasil para levantar o astral dos viajantes. Músicas animadas e os clássicos são as melhores alternativas para agradar a todos os passageiros. Time que canta junto permanece junto!

Se você gostou do nosso artigo, compartilhe nas redes sociais! E não esqueça, nos siga no Facebook, Twitter e Google+!

 

Ebook planejar viagem em 5 passos


 

Deixe seu comentário