Sustentabilidade no trânsito: veja como ter hábitos sustentáveis

Atualizado em: 24/08/2023

Já ouviu falar em Sustentabilidade no trânsito? Já analisou o seu comportamento como motorista e se está contribuindo ativamente para os estragos irreversíveis causados na camada de ozônio? Em um primeiro momento, esses questionamentos parecem ser duros demais, não é mesmo? Mas eles se fazem necessários!

É importante que observemos os nossos comportamentos diante das questões ambientais e comecemos a mudar os nossos hábitos para contribuir com a sustentabilidade. E você, sabe como fazer isso?

Algumas simples atitudes diárias que podem ser adotadas são capazes de mudar o mundo. Para um futuro melhor, é preciso mudar o agora. Por isso, algumas práticas sustentáveis podem contribuir para um meio ambiente mais limpo.

Para ajudar você a entender como contribuir com a sustentabilidade no trânsito, separamos 7 dicas fundamentais para ajudar a melhorar o meio ambiente. Quer aprender mais? Vamos juntos então!

Prefira um carro elétrico

Essa pode ser considerada a dica mais complicada, mas, com toda certeza, seria a melhor mudança para o meio ambiente!

Os carros elétricos são movidos a energia 100% limpa, ou seja, eles não emitem poluentes. Esses veículos são eficientes energeticamente, porque seus motores são projetados para trabalhar com o cálculo exato da quantidade necessária de combustível para mover o veículo e atingir a velocidade requisitada pelo motorista por meio do pedal do acelerador.

Os carros elétricos são dotados de tecnologia de última geração e os países desenvolvidos assumiram políticas de incentivo para permitir que a população tenha mais acessibilidade a esses tipos de veículos. No Brasil, não podemos observar o mesmo comportamento por parte dos governantes, mas, em um futuro próximo, acredita-se que a frota e a estrutura para esses veículos elétricos seja muito maior.

Adote um estilo mais econômico para garantir a sustentabilidade no trânsito

Sempre que possível, deixe o carro na garagem e utilize a bicicleta! Mas, se isso não for possível, adote uma postura diferenciada e comece a compartilhar o transporte com os seus familiares, amigos e colegas de trabalho.

Basta olhar para os lados quando está parado no trânsito que fica fácil perceber quantas pessoas estão sozinhas dentro do veículo. Se cada carro fosse utilizado por pelo menos três pessoas, o congestionamento seria menor e a lotação no transporte público também seguiria a mesma linha.

Pense no todo, evite circular com o carro desnecessariamente. Analise qual o trajeto mais curto, rápido e que seja possível compartilhar o seu espaço. Isso pode ajudar-lhe a economizar dinheiro, dividindo as despesas de combustível com os outros passageiros e poluir menos o ambiente.

Acelere com cuidado

Algumas mudanças de hábito em relação ao acelerador fazem toda diferença! Não é preciso pisar fundo para sair com o carro do lugar; acelerar progressivamente faz o mesmo trabalho e ainda poupa o combustível.

O comportamento agressivo do motorista causa prejuízos ao meio ambiente e ao bolso. Se você acelera desnecessariamente, as peças do carro sofrem maior desgaste e precisam de manutenção mais cedo.

Não exceda as marchas

Ao dirigir, observe sempre o painel do seu carro. Enquanto você aumenta a velocidade, é possível ver que o número de rotações por minuto que você está atingindo também sobe. Respeite sempre o limite que está descrito no painel. Não exceda o número de rotações, pois, além de emitir mais gases poluentes, você também gastará mais combustível já que o motor do seu carro trabalhará com pressão mais elevada.

A faixa “verde” de rotações do seu veículo fica entre 1500 RPM e 3500 RPM, ou seja, o limite ideal para circulação sem prejudicar o funcionamento do motor!

Lembre-se sempre que, se você estiver trafegando com uma velocidade mais alta, as marchas devem ser mais altas e vice-versa.

Cuide da calibragem dos pneus

A calibragem dos pneus deve ser realizada periodicamente. Com os pneus frios, deve ser utilizada a medida em libras que está descrita no manual do veículo ou então na porta do motorista.

Se você colocar na ponta do lápis, vale muito a pena calibrar os pneus, já que, quando estão murchos, elevam o consumo de combustível e aumentam o desgaste da peça. Além de poluir mais, gasta-se mais!

Consuma combustível com moderação

Lembra do ditado de que “combustível não é água”? E não é mesmo! Além desse insumo estar cada vez mais caro, ele também é um grande contribuinte para a poluição ambiental. Por isso, evite o desperdício circulando com o carro somente quando é necessário, planejando a sua rota e calculando se vale a pena ir com o seu automóvel ou utilizar o transporte público.

Outro fator importante é a força que você usa no acelerador. Evite pisar até o fundo, andar em altas rotações e prolongar demais a troca de marchas. Tudo isso são fatores que ocasionam o aumento do consumo de combustível.

Faça a manutenção periódica

Um carro bem regulado e eficiente energeticamente emite menos poluentes nocivos ao meio ambiente. Por isso, não deixe seu veículo sem a manutenção preventiva periódica, garanta que o motor do carro esteja sempre trabalhando no melhor alinhamento possível e que o combustível utilizado seja somente o necessário para mover o veículo.

Se você perceber alterações no consumo, fumaça ou perdas de potência do motor, leve o carro a uma oficina e faça os reparos necessários. Vamos evitar a fumaça preta que sai do cano de escape!

Quando o motorista está atrás do volante, ele precisa pensar mais em suas atitudes. Economizar combustível, por exemplo, é uma forma de diminuir os custos e também ajudar a melhorar as condições ambientais do planeta. Pensar na rota, dividir o trajeto e ser mais cauteloso, são mudanças de hábito que levam a comportamentos mais saudáveis e menos prejudiciais ao mundo. Pensar na sustentabilidade no trânsito é uma maneira de rever o nosso comportamento.

E aí, gostou deste post com dicas de sustentabilidade no trânsito? Quer ajudar para que as outras pessoas também façam o seu papel para um mundo melhor? Então, deixe aqui um comentário com a sua opinião e ideias sobre o assunto para incentivar que todos mudem seus hábitos no trânsito!

Deixe seu comentário