turismo de aventura

8 roteiros de viagens para quem ama aventura!

Atualizado em: 24/08/2023Tags:

Conhecer os atrativos naturais de uma região, de maneira sustentável e com consciência ambiental: essa é a base principal do ecoturismo e turismo de aventura, um segmento do mercado de viagens que nas últimas décadas se popularizou bastante tanto no Brasil quanto no resto do mundo.

Veja só: apesar de, de certa forma, sempre ter existido — afinal, as florestas, montanhas e rios estão por aí há milênios e as pessoas sempre quiseram visitá-los, certo? —, o que conhecemos como ecoturismo antigamente tinha outro nome: era o turismo ecológico. Só que, durante muito tempo, não existiu nenhuma conscientização de como realizar corretamente esse tipo de turismo nas regiões.

Foi então que, no meio da década de 80, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) fez seu primeiro estudo buscando criar algumas regras para direcionar melhor esse segmento de mercado, um estudo que fez explodir a quantidade de roteiros de viagem e empresas especializadas nesse tipo de destino.

E foi uma explosão mesmo: só para se ter uma ideia, de acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta), hoje já existem mais de 1.800 empresas focadas exclusivamente no ecoturismo do Brasil. Empresas que atendem mais ou menos 5 milhões de clientes por ano, movimentando mais de meio bilhão de reais na economia. Uma pancada de números que só existem porque não falta gente a fim de conhecer algumas das belezas naturais do país.

Aliás, não apenas conhecer como também ter um contato mais direto, interagindo com a natureza ao máximo em cada passeio.

É para esse tipo de turista que nós montamos este post, no qual mostramos como fazer uma viagem de forma sustentável, quais são os melhores destinos de ecoturismo no país, como se preparar para esse tipo de passeio e até como fazer com que as crianças curtam bastante essa aventura.

Quer saber mais sobre tudo isso? Então vamos começar o assunto.

Aventura, turismo e sustentabilidade

Como dissemos no começo deste post, o ecoturismo não envolve apenas ir para lugares rodeados por natureza para praticar esportes radicais. Nada disso! O ecoturismo também tem a ver com sustentabilidade e com a maneira como o turista interage com o meio ambiente. Por isso, tão importante quanto praticar suas atividades em contato com o verde é também manter o cenário dessa forma.

E como podemos fazer isso? Bem simples: seguindo essas dicas que iremos mostrar a seguir.

Interaja de forma responsável com o local

Do que adianta ir conhecer um belo rio se você não vai entrar nele? No entanto, entrar no rio não quer dizer sujá-lo. Por isso, evite entrar com latinhas de bebidas na água, assim como objetos que podem se perder na correnteza. O mesmo vale para as praias.

Nunca deixe seu lixo na areia. Tenha sempre com você um saco plástico para levar de volta tudo o que tenha sobrado daquele maravilhoso dia de frente para o mar.

Aproveite o Airbnb

Vai para um lugar onde é possível alugar um quarto ou casa no Airbnb? Então não deixe de aproveitar essa oportunidade.

Não é nenhuma propaganda para esse sistema não: o fato é que, quando você vive na cidade como um nativo de lá e não como turista, você tende a tomar decisões mais sustentáveis e culturalmente mais interessantes, como ir tomar o café da manhã em alguma padaria da região e até mesmo evitar sujar muitas toalhas, já que não vai ter uma camareira trocando todos os dias para você.

Esses pontos, além de tudo, ajudam você a ficar mais inserido na cultura do lugar e até a economizar uma graninha.

Adote a filosofia de slow travel

Muitas turistas quando viajam parece que entram numa espécie de corrida maluca em que é preciso passar pelo maior número de lugares possíveis em um curto espaço de tempo — sem se esquecer de dar check-in e postar uma foto em cada um deles, claro.

No entanto, contrariando essa galera, tem crescido cada vez mais no mundo o conceito de slow travel, em que o viajante, em vez de entrar nessa correria toda, passa mais tempo em cada cidade, aproveitando a fundo o que existe por ali.

aluguel de carros

E isso não acontece apenas nas grandes cidades. Outro ponto importante sobre o slow travel é que nele o turista é levado a conhecer também alguns cantos mais desconhecidos, menores, e que muitas vezes acabam passando longe dos roteiros de viagem tradicionais.

Use aplicativos, não papéis

Nós sabemos que hoje pelo menos 1 em cada 3 brasileiros já passam o dia na internet por meio dos celulares, certo? Então porque não começar a usá-los também para andar pelas cidades e obter suas informações?

Em vez de comprar mapas, utilize apps como Waze ou até os mapas offline do Google Maps. Quer saber de dicas de lugares para visitar? Procure por dicas no Foursquare, no TripAdvisor ou em blogs. Esqueça as revistas especializadas e os folhetos com guias do que fazer: use a tecnologia a seu favor!

Roteiros de viagens para quem ama aventura e natureza!

Florestas, rios, cavernas, praias, destino de ecoturismo são o que não falta no Brasil. Mas quais são os melhores para conhecer? Onde é possível aproveitar mais? Fácil: em algumas das opções que listamos a seguir. Veja aí:

  1. Pantanal

Com mais de 180 mil quilômetros de extensão, o Pantanal é um dos maiores cartões-postais do Brasil. Entre os meses de julho e outubro, fica bem claro o porquê de esse lugar ser tão procurado; afinal, é nessa época que fica mais fácil fazer a observação de vários animais de sua fauna, como as capivaras, os jacarés e de vez em quando até a famosa onça-pintada.

arara azul pantanal

Mas como ir de carro até o Pantanal? Será que essa é uma boa ideia?

Basta que o motorista seja experiente e tenha disposição para enfrentar o caminho das BRs 262, 153 e 364 até Campo Grande, a porta de entrada principal para a região. Depois é só seguir para Corumbá, mais ao sul do Pantanal.

  1. Bonito

Ganhador do World Responsible Tourism Awards, um prêmio dado em 2013 para o destino mais sustentável do mundo, o município deBonito, no Mato Grosso do Sul, não tem a beleza estampada só no nome.

Conhecido como sendo a capital brasileira do ecoturismo, esse lugar é repleto de grutas, cavernas, rios de água cristalina e lagoas que mexem com o imaginário das pessoas, como é o caso daLagoa Misteriosa, um dos cartões-postais de Bonito.

bonito

Além dela, por lá também temos a gruta do lago azul e até mesmo o Abismo Anhuma, uma espécie de buraco no chão que mede aproximadamente 72 metros de altura e que forma um lindíssimo lago de águas transparentes.

Para ir até lá de carro, basta chegar até Campo Grande e depois seguir pela BR-060 até Sidrolândia, indo depois para as cidades Nioaque e Jardim.

Outra boa dica é emendar e tentar um passeio duplo passando por Pantanal e Bonito, já que os dois destinos são destinos bem próximos.

  1. Chapada dos Veadeiros

Com um potencial místico elevadíssimo, a Chapada dos Veadeiros, localizada em pleno Planalto Central, é um dos destinos mais procurados pelos exotéricos, os caçadores de OVNIs e, claro, os aventureiros. Trata-se de um lugar maravilhoso, repleto de cachoeiras, onde as temperaturas podem ser bem extremas, indo do muito quente ao longo do dia para o muito frio nas noites.

chapada dos veadeiros

Quando estiver por lá, você não pode deixar de conhecer os Saltos do rio Preto, a maior piscina natural do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Também são imperdíveis, é claro, todos os cânions que cercam a chapada.

Para chegar de carro até lá basta seguir até Alto Paraíso, a 230 km de Brasília, saindo por Planaltina, pela BR-01.

  1. Chapada Diamantina

Gostou da ideia de fazer uma visita à Chapada dos Veadeiros? Então espere para ver o que vamos dizer sobre a Chapada Diamantina.

Localizada no estado da Bahia, dentro do Parque Nacional da Chapada Diamantina, a chapada conta com uma área gigantesca que atravessa 24 municípios, responsáveis por abrigar diversos atrativos naturais que atraem anualmente milhares de turistas, como a Cachoeira da Fumaça (a 2ª maior do Brasil), o morro do Pai Inácio, o poço azul e a gruta Torrinha.

chapada diamantina

Além de todos esse destinos, a chapada também chama a atenção por contar com vários pontos para a prática de escalada, mountain bike e até tirolesa. Ou seja: um prato cheio para os aventureiros de plantão.

Curtiu a dica? Então pegue seu carro rumo à Chapada: vá de carro até Salvador e depois siga para Ipirá. Saia pela BR-324 até achar a BR-116, e depois pegue a saída para a BA 052, até Lençóis.

  1. Fernando de Noronha

É, aqui não dá para ir de carro, mas isso não é problema, certo?

Casa da Baía do Sancho, a praia considerada a mais bonita do Brasil, o arquipélago de Fernando de Noronha não é do tipo que consegue ser acessado por carro, já que nenhuma embarcação que vai para lá faz esse tipo de transporte. Mas não tem problema, afinal, quem precisa de carro quando se está em um local com apenas 26 quilômetros de extensão?

fernando de noronha

Aliás, todos esses quilômetros de extensão são muito bonitos, já que todas as suas praias são fascinantes e contam com águas bem azuis, do tipo que enchem os nossos olhos e abrigam diversos tipos de peixes. Esses animas, inclusive, se dão muito bem com os mergulhadores amadores.

Porém, não dê bandeira com a época certa de ir até Fernando de Noronha: saiba que de agosto até fevereiro costuma ser a época de seca e por isso a mais procurada da região. Em contrapartida, é nas épocas de chuva (de março a junho) que o turista pode encontrar os melhores preços de hospedagem e até de passagem para esse pequeno paraíso. Vale mencionar ainda que as chuvas na região são bem esporádicas, principalmente no meio do ano.

Para chegar de avião até Fernando de Noronha só existem 2 pontos de saída: ou o aeroporto de Recife ou o de Natal.

Outra opção é ir pelo mar: existem diversas agências de turismo que promovem cruzeiros marítimos que passam por Fernando de Noronha. Se você não quiser pagar por esse tipo de passeio, também dá para descolar uma passagem em um dos barcos pesqueiros que saem de Natal rumo ao arquipélago toda semana.

  1. Jalapão

Tido como um dos destinos de ecoturismo mais selvagens do Brasil, o Parque Estadual do Jalapão, localizado na região norte do país (mais precisamente em Tocantins) é também um dos mais bonitos, servindo como berço para as cachoeiras da Ponte Alta e base para os praticantes do rafting no Rio Novo.

Quem quer enfrentar de carro esse tipo de aventura pode se dar bem ao unir 2 passeios: o da Chapada dos Veadeiros e a do Jalapão, passando com o automóvel pelos 870 quilômetros que separam Brasília de Mateiros, cidade base do parque. No entanto, é preciso atenção, já que em vários pontos da estrada só é possível seguir com carros 4×4. Se esse não for o seu caso, é preciso fazer alguns desvios ou alugar um veículo que dê conta do recado.

  1. Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (Petar)

Quer fazer um roteirinho de ecoturismo de um fim de semana só? Sem muita complicação? Então cole no Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (Petar), o destino favorito dos amantes da espeleologia no Brasil.

Com com pouco mais de 36 mil hectares de espaço, lotados de cachoeiras, rios e cavernas, o Petar fica na cidade de Iporanga, a 328 quilômetros da capital paulista, e pode ser visitado até por quem tem só um dia de folga na semana.

No entanto, para quem vai para lá atrás das famosas cavernas, a dica é focar na área do Núcleo Santana, um dos 4 núcleos do parque, que ainda conta com o dos Caboclos, Casa de Pedra e Ouro Grosso.

Chegar ao Petar é bem simples: saindo de São Paulo, basta pegar a Rodovia Régis Bittencourt (BR-116) passando pelas cidades de Taboão da Serra, Embu, São Lourenço da Serra, Juquitiba, Miracatu, Juquiá e Registro. Depois disso o motorista deve seguir para a cidade de Jacupiranga, onde deverá procurar pelo caminho da SP-165 sentido Caverna do Diabo e Iporanga.

  1. Lençóis Maranhenses

Cravado na região nordeste do Maranhão temos o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, um dos destinos de ecoturismo mais procurados do Brasil. Essa área de proteção ambiental reserva lindíssimas praias, rios e lagoas de água doce para os turistas que resolvem passar um tempo na região.

Quem consegue descolar um jipe pode até aproveitar a viagem para conhecer alguns destinos mais escondidos dos lençóis, como as lagoas Bonita e Azul, alguns dos pontos mais bonitos do parque. E isso sem falar do Rio Preguiças, onde você pode passear a bordo de uma voadeira — um tipo de lancha mais baixinha, bastante usada na região.

lençóis maranhenses

Gostou da dica? Então faça o seguinte: reserve um veículo na CarroAluguel.com, pegue a estrada até o Maranhão e ao chegar lá tome o caminho da BR-135 no sentido até Bacabeira. Depois siga pela MA-402, ou Translitorânea, por 180 quilômetros até o parque.

Pronto, agora você tem várias dicas de lugares para aproveitar o melhor do turismo de aventura no Brasil, certo? Pois então é hora de entender qual é a melhor maneira de se preparar para esse tipo de passeio.

É sobre isso que vamos falar no próximo tópico!

Como se preparar para um passeio de turismo de aventura?

Mala com vários tipos de roupa? Roteiros e mapas apenas na internet? É, querido leitor, nem tudo que a gente usa em uma viagem convencional costuma dar certo em um passeio de ecoturismo, principalmente naqueles em que a ideia é ficar bem no meio da natureza, longe das cidades. Portanto, nada de fazer feio (principalmente em sua primeira viagem de aventura). Fique ligado nos seguintes pontos antes de viajar:

Planejamento

Pode parecer bem óbvio, mas, ao planejar e pesquisar bastante na internet, você pode encontrar desde dicas como as que estamos oferecendo agora até soluções mais práticas para o seu passeio, como contratar os serviços de uma agência especializada nesse tipo de viagem ou alugar itens que possam ser necessários.

Bagagem

Mesmo indo de carro até as cidades, lembre-se de que ecoturismo não combina muito com malas, ainda mais se você estiver indo acampar em algum lugar ou for fazer um tipo de roteiro que passará por vários lugares diferentes.

Meio ambiente

Já falamos por aqui sobre sempre levar alguma sacola para que você possa depositar seu lixo por ali, certo? Outro detalhe que diz respeito ao meio ambiente é que, se você for acampar ou ficar em algum lugar onde seja necessário tomar banho em rios ou cachoeiras, use apenas sabonetes e shampoos naturais, para não agredir a água e os peixes.

Isqueiros

Se você for fazer comida no meio de uma floresta ou apenas for fumar um cigarro, sempre leve com você um isqueiro, nunca uma caixa de fósforos. Tenha em mente que um fósforo, se cair no local errado, pode causar um enorme incêndio na região.

Contato

Vai passar por uma região mais afastada? Então saiba quais são os números de telefone dos parques ou locais de resgate mais próximos, como alguma pousada ou até restaurante, para que alguém possa te ajudar caso algo dê errado no caminho.

Plano B que não envolva tecnologia

Sim, ter um mapa com GPS no celular é uma ótima ideia; no entanto, não confie 100% na tecnologia. Deixe uma versão offline sempre salva no smartphone e, se for para uma região mais afastada, onde você não terá tomadas, deixe para ligar o aparelho só quando necessário, economizando bateria, ou leve um carregador manual com você.

Viu como não é difícil se preparar para uma viagem de ecoturismo / turismo de aventura? Pois agora nós vamos ver como também é fácil se preparar para pegar a estrada nesse tipo de passeio.

Guia de boas práticas na estrada

Além de passar meses planejando da hospedagem até a bagagem para uma roteiro de viagem desse tipo, também é muito importante planejar como será feito o trajeto pela estrada. — um tipo de cuidado que muitos motoristas acabam se esquecendo de ter.

Por isso, não se esqueça de fazer o seguinte antes de colocar os pés na estrada:

  • Conferir o nosso postguia completo para uma viagem de carro em segurança;
  • Ter uma boa noite de sono antes de seguir viagem;
  • Evitar pegar a estrada em vésperas de feriado ou em horários de pico;
  • Estudar as rotas secundárias para caso você encontre algum problema pelo caminho ou a estrada esteja muito lotada.;
  • Não se esquecer de levar água com você;
  • Conhecer os melhores lugares para dar aquela paradinha estratégica e esticar as pernas no meio do caminho;
  • Não entupir o carro até o teto com travesseiros, caixas e outros itens que possam prejudicar a sua visão;
  • Escolher muito bem com que você está indo viajar. Lembre-se de que sua companhia pode tanto ajudar quanto atrapalhar a experiência do passeio.

Tudo preparado? Maravilha! Então agora chegou o momento de pensar em como fazer com que os pequenos também possam aproveitar esse tipo de passeio ao máximo.

Aventura para os baixinhos: como viajar com crianças

Quem está indo passar alguns dias em algum destino mais selvagem, no meio da natureza, precisa tomar alguns cuidados ao levar as crianças para esse tipo de lugar.

Primeiro, não elabore um tipo de roteiro em que a criança tenha que caminhar demais. Tenha sempre em mente que para ela o esforço físico muitas vezes é maior do que para você.

Segundo: não tire os olhos da meninada. Se dentro de casa ou na rua já existem vários perigos para elas, na mata a coisa pode ser pior ainda.

Em terceiro lugar, se for fazer grandes deslocamentos de carro para chegar até o destino, certifique-se de parar mais vezes, ou por mais tempo, em algum local da estrada. Assim como a caminhada pode ser mais difícil para as crianças, o trajeto de carro também.

Por último, mas não menos importante, deixe as vacinas dos pequenos sempre em dia. Afinal, em lugares mais selvagens não é nada improvável pegar algum tipo de doença que não vemos tanto nas cidades.

turismo de aventura com crianças

Com roteiros de viagem capazes de encher os olhos dos turistas mais aventureiros, o que não falta no Brasil é opção para quem deseja passar algum tempo bem longe dos centros urbanos e em contato com a natureza. No entanto, quem está embarcando agora em seu primeiro passeio desse tipo precisa prestar atenção em alguns dos pontos que nós mostramos por aqui para fazer com que a viagem valha mesmo a pena.

Por isso, não se esqueça de planejar seu passeio, preparar muito bem a mochila, checar a saúde da meninada e, claro, colocar o pé na estrada o quanto antes!

Quer conferir mais dicas incríveis para as suas viagens? Então assine nossa newsletter!

 

Ebook planejar uma viagem em 5 passos


Deixe seu comentário