dicas para alugar carro

10 dicas para alugar carro de acordo com o destino

10 dicas para alugar carro de acordo com o destino
Avalie

O território brasileiro possui uma vasta gama de opções para quem deseja conhecer as suas belezas, por isso selecionamos algumas dicas para alugar carro ideal de acordo com a sua viagem.

Aqui existem destinos para todos os gostos e estilos de viajantes: as altas temperaturas e as paisagens deslumbrantes dos nossos litorais, o aconchego do clima frio e da cultura da região Sul, as riquezas de Minas Gerais, retratadas em suas igrejas e monumentos históricos, além das chapadas, das praias e de outros encantos da região Nordeste.

Tudo isso é coroado com uma variedade muito grande de hotéis, spas, restaurantes, pontos turísticos, passeios promovidos por empresas de turismo e atrações próprias de cada destino escolhido — como festas típicas, shows e apresentações.

No entanto, além do destino perfeito, outros fatores precisam ser levados em consideração antes de colocar o pé na estrada e curtir as suas férias em família. Alguns deles são o clima da região escolhida, a distância entre cidades visitadas e, sobretudo, o meio de transporte de preferência de todos para se deslocar por lá.

Pensando nesse assunto, hoje selecionamos 10 dicas para alugar carro, para que você entenda as vantagens de recorrer a este serviço e alugue o veículo certo para fazer uma viagem inesquecível. Confira!

1. Atente-se à quantidade de passageiros que estão indo com você

O veículo alugado terá uma grande responsabilidade pela frente: transportar as suas bagagens, você e os seus acompanhantes.

Dessa forma, uma boa dica antes de escolher o seu veículo, é definir a quantidade de passageiros que o acompanharão durante o trajeto. Entenda mais sobre a relevância dessa informação e descubra como planejar bem a locação do veículo!

Viagem em família

Nada pode ser pior do que viajar em um veículo apertado, acotovelando-se com os demais passageiros por horas a fio, com os joelhos espremidos contra o banco do motorista ou do passageiro, impossibilitando, muitas vezes, que nosso organismo realize funções simples e importantes, como a movimentação de membros para a circulação de sangue.

Por isso, para uma viagem agradável com o carro cheio, sobretudo com a presença de crianças pequenas ou de pessoas idosas, uma boa sugestão são os veículos utilitários ou até mesmo uma minivan. No caso das crianças menores, você pode ainda solicitar o bebê conforto e acomodar perfeitamente os pequenos em suas cadeirinhas, para uma viagem tranquila e segura.

Viagem a dois

Agora, caso você esteja pensando em algo mais romântico, como uma viagem a dois, a dica é optar por um veículo menor, talvez até menos potente. O peso entre passageiros e bagagem é reduzido e isso pode significar, para o seu bolso, economia em combustível e locação.

Bagagens

Quanto mais pessoas, mais bagagens o veículo alugado precisará carregar, certo? Para mais passageiros, opte por um veículo utilitário ou sedã. Esse tipo de veículo possui porta-malas bastante generoso e possibilitará que todas as bagagens sejam acomodadas com tranquilidade.

Os carros mais populares, por outro lado, são excelentes para pessoas com poucas necessidades, ou que estejam viajando por poucos dias e não precisam de tanta bagagem.

Potência do veículo

Se o carro estiver cheio, certamente o mais recomendado é alugar um veículo potente, ideal para as ladeiras, longos percursos e ultrapassagens.

Por outro lado, talvez os famosos 1.0 sejam recomendados para situações com poucos passageiros e bagagens, já que, mesmo com um motor menos potente, não estarão submetidos a situações de estresse para a sua mecânica.

Todos esses fatores, quando levados em conta, contribuem para a definição do veículo adequado para as suas necessidades.

2. Considere o clima da cidade

Devido à sua extensão e localização no globo, nosso país possui uma variedade muito grande de climas para desfrutarmos — do friozinho do sul ao intenso verão que caracteriza muitos pontos da região Nordeste praticamente durante todo o ano. Além do número de passageiros, isso pode influenciar diretamente na escolha do veículo que o acompanhará em sua viagem.

Talvez você queria desfrutar das praias e do calor, quem sabe um veículo com ar-condicionado. Chove muito no seu destino, e por lá as ruas de terra são predominantes? Então talvez um veículo off-road, com tração nas quatro rodas, seja uma boa pedida.

Esses detalhes podem realmente fazer a diferença entre uma viagem mais agradável ou um passeio marcado pelo desconforto. Por isso, jamais desconsidere o clima do seu destino ao escolher um carro para alugar.

3. Localize o endereço da locadora de veículos

Finalmente você chegou ao seu destino! Agora você está a um passo de desfazer as malas, sair e explorar todas as novidades e surpresas que o aguardam. E, para começar a diversão o quanto antes, a dica é saber exatamente onde fica instalada a locadora de veículos no destino final de sua viagem.

Assim, você poderá desembarcar do avião — ou ônibus — ciente do seu próximo passo. Até mesmo para quem já está com um carro alugado, conhecer a localização das agências mais próximas é um facilitador para que as suas necessidades sejam atendidas com maior rapidez e tranquilidade, sempre que precisar.

Veja abaixo algumas das razões pelas quais você deve saber onde encontrar a locadora de veículos mais próxima do seu destino!

Chegando ao aeroporto ou rodoviária

Ao chegar em seu destino, evite gastar mais tempo e dinheiro com outros meios de transporte — como táxi, metrô ou ônibus municipais — até a locadora onde você tenha efetuado a reserva do seu veículo.

Dessa forma, realize antecipadamente pesquisas na internet e descubra com segurança onde encontrar uma locadora de veículos mais próxima do ponto onde estiver. Em sites como o Carro Aluguel, por exemplo, você pode comparar os preços e benefícios de mais de 80 locadoras e ainda efetuar a sua reserva online!

Viajando para mais de um destino

Existem pessoas que, para a mesma viagem, costumam montar um roteiro de turismo que contempla mais de um destino. Ao decidirem viajar com um carro alugado, essas pessoas têm duas opções:

Devolver o veículo no mesmo local onde tenham efetuado a reserva

Esse é o famoso roteiro circular, ou seja, após visitar todas as cidades do seu interesse em uma determinada ordem, você fará com que o seu ponto de partida seja o seu destino final e, com isso, você poderá devolver o veículo no local no qual o pegou.

Devolver o veículo em um local diferente de onde tenha efetuado a reserva

Dependendo das suas necessidades, você poderá devolver o veículo alugado em um local diferente daquele no qual tenha efetuado a reserva e, daí, seguir a sua viagem da forma que seja mais conveniente.

Algumas locadoras têm a política de cobrar um valor a mais por esse tipo de serviço e, por isso, é importante consultar as condições e benefícios do seu contrato no ato do aluguel do veículo.

De qualquer forma, saber onde encontrar a locadora de veículos mais próxima facilitará a vida dessas pessoas, que saberão exatamente onde devolver os veículos e ajustar os seus planos de viagem às suas necessidades.

4. Analise as formas de relevo do local

Para uma viagem mais cômoda, o tipo de carro escolhido para companhá-lo durante todo o percurso deve estar de acordo com a geografia do destino escolhido. Veja alguns exemplos de relevos encontrados em nosso território e algumas opções de veículos para encará-los.

Praia

Muitas cidades do litoral brasileiro ainda contam com estradas precárias e, em alguns casos, chegar até determinadas praias só é possível por meio de vias provisórias e de difícil acesso.

Nessas situações, o recomendado é optar por um carro mais alto, que aguente o ritmo de um relevo irregular, e consiga manter o seu chassi longe de pequenas dunas, por exemplo.

Além disso, os turistas que costumam ir à praia gostam bastante de entrar na água, sobretudo as crianças, que aproveitam também as areias para as suas brincadeiras. Com isso, a volta para o hotel costuma acontecer com todos os viajantes um pouco molhados e sujos de areia.

Assim, para oferecer comodidade e conforto nessas horas, nada melhor do que optar por um veículo quatro portas e com um excelente espaço interno. Nessa categoria, podemos citar os modelos Ford Ecosport, Renault Duster ou Honda HR-V.

Cidade

Você vai viajar para um lugar predominantemente urbano? Para encarar o trânsito e rodar no asfalto, nada melhor do que optar por modelos mais simples e econômicos, próprios para esse tipo de relevo e ideais para quem busca aliar funcionalidade com economia.

Os famosos 1.0 dão conta do recado, consumindo menos combustível, além de serem ótimos para estacionar e encarar ladeiras, de vez em quando. Se você estiver viajando para um local com essas características, procure por modelos tradicionais, como o Chevrolet Onix, Fiat Palio ou o Gol da Volkswagen.

Trilhas

Alguns destinos no interior do país nos permitem encontrar relevos atípicos, e que exigem uma atenção especial na escolha de um veículo que aguente firme o desafio com segurança e tranquilidade. Aqui, podemos citar as famosas trilhas, estradas irregulares de terra ou barro, que não são nem um pouco amistosas com qualquer tipo de veículo.

Para encarar essas superfícies, são recomendados carros nos padrões off-road, com tração nas quatro rodas, que evitam atolamentos e outros problemas típicos desses locais. Para acompanhá-lo nessas situações, opte por modelos como a Mitsubishi Pajero TR4, Toyota Hilux ou o compacto Suzuki Jimmy.

Longos percursos

Para esse tipo de viagem, o ideal é escolher um veículo confortável e potente, compatível com longas distâncias.

Esses automóveis geralmente tornam a experiência da viagem mais tranquila e confortável, sobretudo ao motorista, já que costumam contar com recursos que proporcionam estabilidade e controle, como câmbio automático, freio ABS e direção hidráulica.

Bons exemplos para encarar grandes percursos são o Chevrolet Cruze ou o imponente Ford Fusion.

Montanha

Algumas regiões do Brasil possuem destinos maravilhosos, mas permeados por relevos irregulares e repletos de ladeiras.

Aqui, além de um motor potente, o ideal é optar por um veículo com um bom sistema de freios e direção hidráulica, que facilitará a vida do motorista nas curvas e inclinações.

Se você estiver indo para um lugar com essas características, considere alugar um veículo como o Nissan Frontier. Compare as tarifas de locação entre os diferentes tipos de modelos de veículos.

Pesquisando, você pode encontrar veículos compactos ou intermediários com uma taxa diária de locação próxima das taxas de locação de um veículo econômico.

Assim, em muitos casos, é possível aliar o conforto proporcionado por um carro mais espaçoso com um custo bastante próximo de um carro popular, adequando o veículo ao tipo de relevo do seu destino sem precisar gastar uma fortuna.

5. Pense na distância entre as cidades

Durante a sua viagem, reflita a respeito da distância entre as cidades que você irá percorrer, pois isso pode facilitar a escolha do veículo que irá acompanhá-lo durante todo o percurso, dando a você maior controle sobre os gastos que terá.

Aluguel de Carros online

São duas as opções de quilometragem que você poderá escolher ao alugar um carro: controlada ou livre. O princípio de escolha entre uma das duas opções é o quanto você pretende percorrer com o veículo durante a sua viagem.

Isso dependerá bastante do tipo de passeios que você pretende realizar e da distância entre municípios que você percorrerá. Conheça um pouco a respeito de cada uma e faça a melhor escolha!

Controlada

A quilometragem controlada geralmente sai mais em conta, e por isso torna-se uma boa opção para quem pretende rodar pouco, como em viagens de poucos dias para um mesmo município. Aqui, o motorista paga por quilômetro rodado, e o valor varia bastante de acordo com a locadora de veículos escolhida.

Livre

Já a quilometragem livre é ideal para quem pretende percorrer longos percursos. É bastante vantajosa, por exemplo, para quem está indo à praia, já que as cidades litorâneas são bastante convidativas e várias delas podem ser visitadas em uma mesma viagem.

O valor da locação pode ser um pouco mais cara, mas, em compensação, o cliente pode rodar o quanto quiser e evita o pagamento de taxas extras caso exceda o limite de quilometragem.

Verifique os gastos com combustível

Você sempre pega o carro com tanque cheio na locadora. E com tanque cheio ele deve voltar! O consumo de combustível de um veículo pode variar muito de acordo com fatores como a potência do motor, tamanho do veículo ou condições em que é utilizado.

Em muitas situações, um veículo mais potente pode ser mais econômico em uma rodovia quando comparado aos famosos 1.0, que consomem muita gasolina nas ultrapassagens ou em alta velocidade.

Por isso, em percursos entre cidades, leve em consideração esses fatores antes de alugar o seu carro.

6. Faça uma checagem no veículo antes de sair da agência

Antes de pegar a estrada com o veículo alugado, uma dica valiosa é realizar uma checagem em seu estado de uso e conservação. Verifique:

  • Lataria;
  • Situação de desgaste dos pneus;
  • Calibragem;
  • Estepe;
  • Luz das lanternas e faróis;
  • Se o tanque está cheio;
  • Níveis de óleo e líquido de arrefecimento do motor;
  • Nível de água dos limpadores de para-brisa.

Esses são alguns exemplos de itens que você deve verificar no veículo alugado antes de sair da agência.

Existem, inclusive, pessoas que preferem dar uma voltinha no quarteirão com o veículo antes de viajar. Essa é também uma excelente forma de evitar surpresas ao cair na estrada.

7. Contrate um plano de seguro

Ao alugar um carro, muitas pessoas ficam em dúvida sobre qual tipo de plano de seguros devem contratar para o veículo.

Uma boa forma de resolver esse impasse é verificando as causas mais recorrentes de prejuízos envolvendo veículos aqui em nosso país: roubocolisão do veículo alugado e responsabilidade contra terceiros.

É importante estudar os planos oferecidos pelas agências minuciosamente, evitando que alguns serviços desnecessários sejam incluídos em sua conta, podendo até, em alguns casos, dobrar os gastos com a locação do veículo.

Atenção para os seguros oferecidos por cartões de crédito

As empresas de cartões de crédito costumam oferecer planos de seguro aos clientes que estejam alugando um veículo. No entanto, cuidado! Os benefícios contemplados pelos planos de seguro desses cartões, via de regra, são bem simples, não oferecendo muitas vantagens ao segurado em eventuais necessidades, diferentemente dos planos oferecidos pelas seguradoras especializadas.

Antes de assinar um contrato de seguros para o veículo que estiver alugando, pesquise com cuidado os prós e os contras de cada uma das opções disponíveis e, se sentir necessidade, procure por ajuda especializada para encontrar o melhor negócio para você. Seja qual for o plano escolhido, o importante é nunca alugar um carro sem a contratação de um plano de seguros!

8. Faça a sua reserva com antecedência

Por pior que seja a fama do brasileiro no que se refere a deixar tudo para a última hora, evite entrar nessa estatística quando for alugar um veículo.

Além de evitar imprevistos, como a indisponibilidade de carros em determinadas épocas do ano, você ainda pode encontrar promoções e descontos no aluguel antecipado de um automóvel.

Assim como as agências áreas, as empresas de locação de veículos também costumam oferecer descontos e promover promoções no aluguel antecipado dos seus veículos. Fique atento! Quando mais cedo contratar esse serviço, maiores são as chances de pagar menos por ele.

9. Pesquise o valor das locações por longos prazos

Alugar um veículo por mais tempo nem sempre é sinônimo de maiores gastos. Isso porque muitas empresas costumam dar descontos a clientes que prefiram alugar um carro por um período de tempo maior.

Muitas vezes, alugar um automóvel por uma semana inteira pode sair pelo mesmo valor que alugá-lo por quatro ou cinco dias, por exemplo. Aqui, mais uma vez, vale uma boa pesquisa em um site confiável, que oferecerá os melhores preços e condições para que você alugue um carro pelo melhor preço!

10. Evite riscos desnecessários com o veículo alugado

Nós não vivemos no país mais seguro do mundo e isso não é nenhuma novidade. Contudo, nem por isso você deve deixar de aproveitar os momentos da sua vida para viajar e conhecer novos lugares com a sua família, não é verdade?

Por isso, antes de alugar um veículo, verifique a incidência de casos de violência no destino que tiver escolhido e, dependendo dos resultados, opte por um carro mais discreto, que cumpra com o esperado e sirva aos seus propósitos turísticos — mas que ao mesmo tempo não chame atenção de criminosos.

Além de escolher o modelo mais adequado do veículo para esses locais, lembre-se sempre de:

  • Andar com vidros total ou parcialmente fechados à noite;
  • Parar o veículo em estacionamentos ou em locais com grande circulação de pessoas;
  • Evite deixar sua bagagem ou objetos de valor no porta-malas ou no interior do veículo, sobretudo documentos pessoais.
  • No litoral, evite permanecer na praia após o pôr do sol, já que em muitos desses locais a iluminação e o policiamento são precários, o que aumenta as chances de você ser surpreendido por um meliante.

E, na ocorrência de furto ou roubo, ligue imediatamente para o 190 e para a locadora de veículos, que o orientarão em cada caso.

Dicas para alugar carro

Como foi possível observar, ao alugar um carro de acordo com seu destino, você deve considerar uma série de fatores importantes, para que a sua escolha seja certeira e sua única preocupação durante a viagem em família seja relaxar, tirar fotografias e distanciar-se dos problemas e preocupações do dia a dia.

Seja qual for o seu destino ou carro escolhido, ao viajar, lembre-se sempre de dirigir com prudência e de manter-se sempre atento às situações que ocorrem ao seu redor, evitando acidentes, multas de trânsito por excesso de velocidade ou outras irregularidades — ou até mesmo para evitar de perder-se durante o percurso, por não estar atento às placas ou ao GPS.

E então? Você gostou das nossas dicas para alugar carro? Já está pronto para locar o veículo certo de acordo com o destino da sua próxima viagem?

Deixe um comentário em nossa página e compartilhe todas as suas ideias, dúvidas e sugestões sobre aluguel de carros!

Ebook Roteiros de viagem de carro


Posts Relacionados

Economize tempo e dinheiro alugando um carro em suas viagens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *