locação de veículos

Locação de veículos: como escolher o carro ideal para mim?

Atualizado em: 23/08/2023

Para todo tipo de viagem que você for fazer na estrada, será necessário um veículo. Por isso, as locadoras possuem várias categorias de carros que podem ser alugados. Confira a seguir como fazer a locação de veículos e a escolha do modelo ideal!

Saiba com quantas pessoas viajará

Quando você viajar acompanhado por várias pessoas, prefira um veículo espaçoso, como os modelos sedan, por exemplo, pois ele garantirá conforto a todos que estarão juntos no trajeto.

Possivelmente haverá uma grande quantidade de bagagens, objetos extras, comida e bebida. Ou seja, um carro básico e pequeno talvez não irá condizer com as necessidades que você e seus acompanhantes terão.

Avalie quanta bagagem terá na volta

Além da quantidade de pessoas que te acompanharão, o nível de bagagem também deve ser visto para escolher a categoria de carros ideal para o grupo, pois é normal as pessoas voltarem com mais bagagem do que vieram.

Levando em consideração que a maioria dos automóveis comuns comportam apenas duas malas grandes, para viagens em famílias e grupos de amigos grandes, uma Van pode ser a mais indicada.

Veja a distância que será percorrida

Se o lugar que você passará as férias for muito distante do seu local de partida, uma recomendação que podemos dar é de utilizar carros esportivos para a viagem, como as SUV’s. Muitas vezes, o trajeto é pouco asfaltado, com terra e buracos, o que pode causar dificuldades de chegada até o local.

carro mapa

Conheça os carros mais indicados para cada situação

• Carro para praia

Se você for à praia, certamente o caminho poderá ter estradas não tão boas. Por isso, carros mais altos, não necessariamente 4×4, são melhores para percorrer o caminho até o mar.

• Carro para pegar estrada do interior

Se a intenção é pegar estrada com terra e barro, carros pequenos não são recomendados. Levando em consideração as estradas irregulares que não chegam a ser asfaltadas, uma recomendação que podemos dar a você são os carros com 4×4, que foram criados para essa finalidade.

• Carro para viajar dentro da cidade

Para trajetos que ficam dentro da cidade, um carro menor e mais simples já faz todo o serviço, além de economizar mais com combustível.

Tenha atenção ao procurar pela locação de veículos

Para alugar um carro, você deve primeiro tomar algumas precauções para que não haja dor de cabeça depois da sua viagem.

  1. Faça um roteiro circular do trajeto da sua viagem

Se a viagem consiste em percorrer mais de uma cidade, planeje um caminho circular a ser percorrido, ou seja, tirar e devolver o carro na mesma loja.

Muitas lojas cobram taxa extra quando o carro é devolvido em outros locais, o que significa que fazer um trajeto circular com o carro facilita o processo.

  1. Avalie as condições do veículo

Avalie com o funcionário da locadora a condição dos veículos. Veja também os níveis de combustível e calibragem dos pneus. Se for a sua primeira vez alugando um carro, dê uma pequena volta no quarteirão antes de sair para a estrada.

  1. Contrate seguros contra terceiros

As locadoras de carros têm seguros contra possíveis danos que possam acontecer durante o trajeto da viagem, como roubos, furtos e acidentes, além de opções de cobertura que cubra responsabilidade contra terceiros.

Assistência técnica 24 horas para danos durante o trajeto da viagem fazem parte dos pacotes de seguro, mas é recomendável que esse item seja sempre checado.

  1. Veja a quilometragem

Para saber melhor qual quilometragem escolher na locação de veículos (controlada ou livre), saiba qual é a distância que você percorrerá. A quilometragem controlada é mais indicada para quem for fazer percursos mais curtos, pessoas que se deslocarão menos. Já a livre é melhor para turistas que forem se mover bastante, pois eles não cobram taxas extras por exceder o limite, o que não acontece com a quilometragem controlada.

  1. Compare os preços via Internet

Antes de realizar a reserva do veículo, é interessante comparar os preços das tarifas através do site CarroAluguel.com. Ele permite ao viajante a comparações dos preços, além de poder fazer a reserva on-line na locadora que desejar.

  1. Não espere pelas altas temporadas, faça a reserva antecipadamente

Promoções de reserva antecipada acontecem especialmente em baixas temporadas, o que pode fazer com que os gastos com a reserva de carros fiquem mais baratos. Nesse caso, vale o mesmo com as passagens de avião: quanto mais cedo fizer a reserva, mais barato sairá.

aluguel de carros pela internet

Locação de veículos não é tão difícil como muitas pessoas pensam, por isso fique tranquilo para sua próxima viagem! Gostou do artigo? Então, assine a nossa newsletter e não perca as nossas próximas atualizações!

 

Deixe seu comentário