valor de aluguel de carro

Valor de aluguel de carro: por que se importar com essa questão?

Atualizado em: 23/08/2023

Se você está planejando viajar, seja sozinho, em casal ou com a família, certamente tem se preocupado em conseguir os melhores preços para que o passeio caiba no orçamento sem perder a diversão ou atrapalhar o seu descanso. Saiba que o valor de aluguel de carro é um dos itens em que mais podemos economizar em uma viagem.

Porém, é muito comum as pessoas se preocuparem em pesquisar as melhores condições para a compra de passagens e para a escolha da hospedagem, e se esquecerem de planejar a locação de um veículo para seus passeios. Assim, na última hora, acabam contratando o serviço na primeira locadora que encontram, o que torna toda a viagem mais cara e nem sempre permite a escolha da melhor opção.

Quer saber mais sobre a importância de planejar o aluguel do carro e ainda conhecer algumas dicas para economizar? Então continue a leitura!

Como economizar na locação de carros

Alugar um automóvel em uma viagem traz conforto, segurança e pode até deixar os passeios mais baratos. Além da comodidade de não precisar se preocupar com horários e roteiros predefinidos ou com a qualidade do transporte público, a diária de aluguel de carro pode sair mais em conta do que pagar por táxis, vans fretadas ou passagens.

Aluguel de Carros online

E o custo com deslocamento é uma das principais despesas em uma viagem. Afinal, é só imaginar todos os passeios, eventos e locais incríveis para conhecer. Pensou na quantidade de idas e vindas necessárias? Por isso, é importante encontrar formas de deixar o aluguel do veículo ainda mais econômico.

Quer saber como? Confira abaixo nossas dicas para contratar o melhor serviço pagando somente pelo necessário!

Escolha o veículo adequado

Escolher a categoria certa de carro para usar durante sua viagem pode fazer você economizar bastante dinheiro. Isso porque um modelo inadequado vai gastar mais combustível do que o necessário ou pode não servir para transportar a todos com conforto, tornando necessário o uso de outros veículos.

Se for para passear na cidade, por exemplo, em distâncias mais curtas e levando pouco peso, um carro básico de mil cilindradas pode ser o mais indicado. Eles consomem pouco combustível e têm bom desempenho a baixas velocidades.

Já para deslocamentos mais longos — pegando estradas, por exemplo — um sedã com motor 1.6 ou 2.0 é mais recomendado. E se a família for grande, pode ser escolhida uma SUV de 7 lugares. Ao alugar o veículo ideal, a possibilidade de ter problemas durante a viagem é menor e toda a família poderá ser transportada com conforto e segurança para curtir os passeios.

Faça uma pesquisa de preços e condições

Antes de se decidir por uma ou outra locadora, é importante fazer uma boa pesquisa de valores das diárias e de veículos disponíveis na data e no destino da viagem. Somente buscando os preços praticados por várias empresas é que se pode chegar ao mais barato e àquela que ofereça mais vantagens na retirada e na entrega do carro.

Mas não é preciso muito esforço para isso. Hoje em dia, essa pesquisa pode ser feita online, por meio de um buscador de preços para aluguel de carros. Além de encontrar a empresa que oferece as melhores condições para suas necessidades, também é possível conseguir taxas mais baixas do que as praticadas no balcão das locadoras.

Tenha cuidado ao escolher os acessórios

Confira se os acessórios no carro alugado são necessários. Itens como GPS, cadeiras e assentos especiais para crianças, Wi-Fi e até rádio via satélite são alguns dos oferecidos pelas empresas de locação, que cobram valores à parte por eles.

Por outro lado, verifique, também, a necessidade de alugar um veículo equipado com ar-condicionado, direção hidráulica, banco de couro, blindagem ou qualquer outro luxo que aumente o valor da diária. Esses itens elevam os preços do aluguel, do seguro e, em alguns casos, fazem o motor consumir mais combustível.

Contrate a cobrança ideal

Há, basicamente, 2 tipos de cobrança de um aluguel de carro: por quilometragem livre ou controlada. Não há um mais vantajoso ou menos. Tudo vai depender do uso que será feito do veículo.

cobrança por quilometragem controlada é feita com o pagamento de uma diária baixa, acrescido de um valor fixo sobre a quantidade de quilômetros rodados com o carro. Ela é mais interessante para quem vai fazer apenas passeios curtos.

Já a quilometragem livre, como o próprio nome já diz, ocorre somente com a cobrança de uma diária fixa. É ideal para quem não sabe o quanto vai rodar ou se as distâncias a serem percorridas serão mais longas.

Reserve o carro com antecedência

Quanto mais cedo for feita a reserva, melhores serão as condições — incluindo os preços, pois a disponibilidade de veículos é maior do que se o aluguel for feito no balcão. Assim, será possível escolher com calma a melhor opção para você.

Economize combustível

Em uma locação, o veículo é entregue ao locatário com o tanque cheio. Porém, esse combustível não é cortesia. Deve-se devolvê-lo da mesma maneira, reabastecendo o carro antes de deixá-lo com a locadora. Caso contrário, a empresa cobrará o combustível faltante por um preço mais alto do que os dos postos, além de, eventualmente, uma taxa pelo serviço de reabastecimento.

Portanto, o melhor a fazer é economizar ao máximo o combustível na viagem, dirigindo defensivamente, antecipando freadas e evitando acelerações. Se for pegar a estrada, mantenha uma velocidade mais baixa, em torno de 80 km/h, para que a resistência do ar não atrapalhe no rendimento do carro e aumente o consumo.

Valor de aluguel de carro

Planejar uma viagem é essencial para conseguir economizar em passagens e hospedagem, e com a locação de veículos não é diferente. No entanto, muita gente se esquece desse item, perdendo a oportunidade de conseguir o automóvel adequado a preços mais em conta.

O ideal é pesquisar e fazer uma reserva com antecedência, aproveitando a facilidade que a internet nos oferece.

Agora que você já sabe a importância do valor de aluguel de carro, conheça os benefícios de alugar através de CarroAluguel.com. Você compara preços e condições em dezenas de locadoras em todo o Brasil, e reserva online o carro pelo melhor preço.

telefone CarroAluguel


 

Deixe seu comentário