Aluguel de carros e os cuidados necessários para não se preocupar

Avalie

Aluguel de carros permite uma liberdade sem igual e é uma excelente opção para seu lazer, viagens de  negócios e compromissos. Mas se você ainda tem algumas dúvidas em relação às responsabilidades que assumirá durante a locação do veículo, preparamos este post para que saiba quais cuidados deve tomar  e algumas dicas para não ser pego desprevenido com aluguel de carros.

Algumas obrigações variam de acordo com a locadora. Mas aquelas referentes a roubos e acidentes em geral são basicamente as mesmas. Primeiramente, é necessário ter em mente que o automóvel precisa ser devolvido nas mesmas condições em que foi retirado e qualquer dano que ocorrer durante o aluguel de carro é de responsabilidade do locatário.

Na maioria das locadoras de carros é obrigatória a contratação de seguro para o automóvel, o que cobre custos de reposição no caso de roubos e perda total, bem como o conserto de avarias. Fica sob responsabilidade do locatário o pagamento de uma franquia, os valores variam de acordo com a empresa escolhida, mas essa co-participação pode chegar até 20% do valor do veículo no caso de consertos e 30% para roubo, furto e perda total.

O seguro do carro não cobre bens pessoais, então, tome muito cuidado com os seus pertences, uma vez que se eles forem furtados de dentro do veículo, o prejuízo é todo seu.

Alguns itens não são cobertos pelo seguro e a lista é grande: faróis, lanternas, espelhos retrovisores internos e externos, rádio, cd player, pneus, rodas, triângulo, chave de roda, macaco, extintor de incêndio, acendedor de cigarro, protetor do cárter, bateria, capotas de fibra, chaves do veículo, estofamento, calotas,  estepe, jogo de tapetes, para-sol, assentos e forrações danificadas, vidro, inclusive danos ao para-brisa, grades e documentos.

Em qualquer caso de avaria, acidentes ou roubos é necessário providenciar o boletim de ocorrência (BO) e apresentá-lo à locadora em no máximo 24 horas a partir do ocorrido, sob pena do locatário ter de arcar com todos os prejuízos. Veja um post sobre: “Aluguei um carro e ele foi roubado” com dicas sobre quais atitudes tomar caso aja o furto do carro alugado.

Nem todas as locadoras de carros incluem o seguro extensivo à terceiros. Preste muita atenção nesse item, ele é importantíssimo e é uma pena que seja considerado opcional para a empresas de locação de carros. Procure sempre contratá-lo, não é caro e pode evitar que em casos de acidentes envolvendo outros veículos, ou até mesmo vítimas, a responsabilidade fique por conta exclusiva do locatário.

Permita que somente pessoas informadas no contrato de locação do automóvel, como condutor adicional, dirijam o mesmo, do contrário, essa é mais uma situação em que a locadora de carros não se responsabiliza e a seguradora não assume.

Respeite a legislação já que todas as infrações cometidas enquanto estiver com o automóvel são de sua responsabilidade e a locadora de carros, quando for notificada pelos órgãos de trânsito, certamente lhe encaminhará a cobrança e o número de sua CNH será informada para a pontuação.

Ao retirar o veículo na locadora, procure acompanhar atentamente a vistoria feita no mesmo. Será gerado um documento que deverá ser assinado e nele constará todos os itens relacionados ao carro (possíveis amassos, avarias no estofamento e quantidade de combustível no tanque). Fique atento!

Devolva o carro com o tanque cheio. É comum que as locadoras cobrem um valor muito acima do que é cobrado nos postos. Essa dúvida costuma ser esclarecida no momento em que você está realizando a retirada do veículo.

São muitas as responsabilidades, mas tudo isso você já faria com seu próprio veículo, não é mesmo? Se você está procurando por ótimas condições e preços para alugar seu carro, não deixe de visitar o site da CarroAluguel.com e faça sua reserva online com segurança e praticidade.

Posts Relacionados

Economize tempo e dinheiro alugando um carro em suas viagens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *