viagem no carnaval

Para descansar ou curtir: 14 destinos de viagem no Carnaval

Atualizado em: 24/08/2023

Está planejando fazer uma viagem no Carnaval? A sua intenção é cair na folia com muito samba no pé ou aproveitar os dias de feriado para descansar e relaxar? Independentemente de qual seja o seu desejo, o Brasil, de norte a sul, oferece opções incríveis para todos os gostos.

Apesar do Carnaval ser a maior festa nacional e, muitas vezes, parecer que o agito da época domina cada cantinho, a verdade não é bem assim. Um país gigante como o nosso reserva espaço para todos: os que adoram o agito da época e não abrem mão de um bloco de rua, escola de samba e trio elétrico, e também aqueles que preferem o contato com a natureza e passeios com a família sem grande tumulto.

Para te ajudar a escolher seu destino ideal, preparamos um guia com as melhores dicas para quem deseja curtir ou descansar no Carnaval.

7 destinos de viagem no Carnaval para relaxar

Você faz parte do grupo que, em vez do som das baterias de escola de samba e do trio elétrico da rua, prefere algo mais sossegado? O som dos passarinhos ou do mar soam mais interessantes aos ouvidos? Então os destinos que relacionamos a seguir são perfeitos para você — o difícil será decidir por apenas um!

  1. Praia de Guarajuba (BA)

Um mar azul, com águas cristalinas e calmas, longa extensão de areia com muitos coqueiros sombreando a região. Assim é Guarajuba, localizada a apenas 70 km da capital da Bahia, Salvador.

Apesar de estar no Nordeste, região que vive intensamente o Carnaval, Guarajuba apresenta-se como um refúgio para aqueles que desejam dias mais desacelerados, com praia e conforto.

A região tem muitas piscinas naturais, sendo perfeitas para quem está em viagem com crianças. No centrinho há boas opções de restaurantes e um pouco de comércio. Mas o grande atrativo é o contato direto com a natureza e a paz do local.

Para quem gosta de uma boa viagem de carro, a Estrada do Coco (BA-90), que leva à Praia de Guarajuba, oferece ao longo de sua extensão paisagens cênicas incríveis, deixando a viagem ainda mais interessante.

  1. Jalapão (TO)

Esse é um destino para os amantes da natureza que não abrem mão de um pouco de aventura. O Parque Estadual do Jalapão tem piscinas naturais, rios, cachoeiras, imensos chapadões, serra e até mesmo dunas.

Apesar da beleza exuberante, não é um lugar muito visitado, sendo a opção ideal para quem deseja fugir da muvuca do Carnaval. O acesso à região é um pouco difícil devido às estradas de terra. Mas não é para desanimar: escolha um carro adequado para essa viagem, encare o desafio e viva a aventura!

jalapão tocantins

No local, as atividades relacionadas à natureza são predominantes, como as trilhas na mata preservada e a visita às cachoeiras. Entre as mais conhecidas está a Cachoeira da Fumaça, que não deve ficar de fora do roteiro de nenhum visitante. Outra opção de passeio são as dunas alaranjadas, que chegam até a 40 metros de altura e geram a sensação de estar no deserto.

  1. Bonito (MS)

Considerado por muitos o melhor destino de ecoturismo do país, Bonito faz jus ao nome que tem. O local tem beleza natural exuberante e oferece muitas atividades aos visitantes, deixando os dias movimentados, mas sem nenhuma bagunça.

Para quem vai escolher esse como seu destino de Carnaval, a dica é aproveitar os mergulhos nas grutas e cavernas de águas transparentes. Se tiver coragem, encare um rapel e não deixe de visitar as cachoeiras da região.

Há muitas alternativas de trilhas para todos os níveis e disposição. Escolha aquela que mais tem a ver com seu perfil e sinta a natureza e a paz do local.

  1. Gramado (RS)

Gramado é uma cidade com influência europeia, principalmente alemã, algo facilmente percebido na arquitetura e na culinária. Passear por suas ruas é ter a sensação de estar em um país estrangeiro.

Esse é um dos principais destinos do Brasil durante o inverno, quando fica mais movimentada, mas fora dessa temporada é bastante pacata e com clima agradável, inclusive no Carnaval. Procurada especialmente por quem deseja viajar com a família e por casais apaixonados, Gramado reserva muita diversão e entretenimento para os visitantes.

Snowland Gramado

Um dos grandes destaques da cidade é o Snowland, o parque de diversões na neve. Ainda que ela seja sintética, faz muito frio dentro do parque, então não se esqueça de levar roupas adequadas. Outra alternativa interessante é o Mini Mundo, com miniaturas de diversos pontos do Brasil e do mundo. Essa atração, em especial, faz a alegria das crianças pequenas, que ficam encantadas ao passear por um mundo que é praticamente do seu tamanho!

Além disso, a cidade é charmosa, adorável e perfeita para passeios tranquilos, como o de pedalinho no Lago Negro. Por fim, a gastronomia é um dos pontos altos da viagem, sendo o fondue, o chocolate e os restaurantes de culinária alemã as grandes indicações.

  1. Foz do Iguaçu (PR)

Um destino surpreendente, que, mesmo sendo um dos mais conhecidos do Brasil, mantém o clima de paz e tranquilidade, mesmo quando o país está em tempos de folia de Carnaval.

Como não poderia ser diferente, o grande destaque da região são as Cataratas do Iguaçu, uma das sete maravilhas naturais do mundo. As imensas quedas d’água impressionam por sua força e beleza. Para quem não tem medo de se molhar e curte um pouco de emoção, a dica é fazer o passeio de barco que leva os visitantes até pertinho das quedas.

cataratas do iguaçu

Mas, além das gigantes cachoeiras, Foz do Iguaçu tem muito mais o que ver e fazer. O Parque das Aves é uma opção para chegar perto de espécies belas, como a arara e o tucano. O Templo Budista tem lindos e tranquilos jardins, para recarregar as energias e descansar.

Outro passeio interessante é o que leva à usina hidrelétrica de Itaipu Binacional, que fica entre Brasil e Paraguai. A propósito, como Foz está na fronteira com Argentina e Paraguai, se quiser aproveite para fazer uma visita aos nossos vizinhos e deixe a viagem mais completa.

  1. Campos do Jordão (SP)

A cidade de Campos do Jordão é conhecida como a Suíça brasileira, por seu clima ameno de serra e arquitetura de inspiração europeia. É um destino bastante procurado nos meses frios, mas no resto do ano é uma ótima opção para quer curtir tranquilidade e as temperaturas frescas das montanhas.

A cidade é muito charmosa e com boa infraestrutura para receber visitantes, sendo repleta de hotéis e pousadas que comportam famílias com crianças, casais e grupos de amigos. A Vila de Capivari é o centrinho onde se encontram os melhores restaurantes e lojas.

amantikir Campos do Jordão

Há diversas alternativas de diversão em Campos, como o teleférico que leva ao Morro do Elefante, de onde se tem a melhor vista local. O Horto Florestal possui mata atlântica preservada, muitas flores, lagos, pequenas trilhas e favorece um passeio agradável com muito ar puro.

aluguel de carros

Para quem quiser um passeio diferente, a dica é fazer a viagem de trem até o mirante de Santo Antônio do Pinhal, por um percurso que segue para o alto da serra e passa em meio à mata. Durante o trajeto é possível observar lindas paisagens naturais, como a Pedra do Baú, um dos cartões postais da região.

  1. Serra da Canastra (MG)

Uma região para curtir a natureza preservada com muita paz. Assim é o Parque Nacional da Serra da Canastra, localizado a cerca de 320 quilômetros de Belo Horizonte, capital do estado.

O destino é indicado para quem gosta de ecoturismo, pois por essa região é possível observar diversas espécies de animais, tais como tamanduá-bandeira, lobos e aves de todos os tipos.

Cachoeiras, nascentes e rios também fazem parte dos cenários locais e merecem uma visita de quem escolheu a Serra da Canastra como seu destino para o Carnaval.

Uma atividade obrigatória para os visitantes é provar o queijo da Canastra, produzido nas fazendas locais. Para ter uma ideia da sua importância, desde 2008 o produto é considerado patrimônio imaterial do país. Importante, não é mesmo? O queijo tem um sabor forte e picante, servido nas pousadas e também vendido para quem quiser levar para casa.

7 destinos de viagem no Carnaval para curtir

Vamos agora para as opções de quem deseja folia, agito, samba, blocos de rua, fantasias, ou seja, para quem quer curtir o Carnaval com tudo que tem direito e muita alegria. Já que o Brasil é a terra do samba, opções incríveis não faltam. Confira a seguir!

  1. Rio de Janeiro (RJ)

A cidade maravilhosa tem um dos maiores carnavais do Brasil e do mundo. Por lá, o agito já começa semanas antes dos dias oficiais, e com opções para todos os estilos de foliões.

O Carnaval de rua, com seus famosos blocos, é uma grande festa e tradição. São mais de 500 blocos espalhados por todas as regiões do Rio de Janeiro. E a diversão começa logo cedo: às 8h da manhã já tem muita gente animada nas ruas! Então, para quem quer curtir todos os momentos, a dica é tomar um café da manhã reforçado e já cair na folia.

Aliás, vale ressaltar que o Carnaval de rua é muito democrático, envolvendo os mais diferentes estilos musicais, desde o samba até o rock.

Já outro ponto alto do Carnaval do Rio são os desfiles na passarela do samba — a Marquês de Sapucaí. As escolas do grupo especial se dividem em dois dias para apresentar muito luxo e criatividade a uma plateia que vibra a cada entrada. Todos os anos, os foliões se reinventam e trazem novidades que encantam o público.

E, claro, já que você está no Rio de Janeiro, não deixe de aproveitar as belas praias, como Copacabana e Ipanema, que durante essa época ficam movimentadas até o anoitecer.

  1. Salvador (BA)

Salvador é terra de festa e alegria o ano todo, mas durante o Carnaval essas características são potencializadas ao máximo: por todos os cantos há algum tipo de folia. Os trios elétricos de grandes artistas baianos, como Claudia Leitte, Ivete Sangalo, Daniela Mercury e Chiclete com Banana estão entre os destaques carnavalescos.

Milhares de pessoas vão atrás desses carros, devidamente vestidos com seus abadás e acompanhando as músicas que estão na ponta da língua. Como não poderia ser diferente, o principal ritmo é o axé, mas há misturas musicais com outros artistas, até mesmo estrangeiros, que fazem a alegria dos foliões.

Os trios elétricos percorrem três grandes circuitos que ocupam partes importantes da cidade: o Barra-Ondina (Dodô), o Avenida-Campo Grande (Osmar) e o Centro Histórico (Batatinha).

Além desses grandes eventos, há outros menores, mas não menos animados, distribuídos por diferentes bairros. E para aproveitar melhor a viagem, além de curtir toda a festa, aproveite para conhecer o Pelourinho com suas igrejas históricas, o Farol da Barra e a Praia da Barra.

  1. Recife e Olinda (PE)

Essa é uma alternativa de viagem no Carnaval para aproveitar dois destinos incríveis de uma só vez. Recife e Olinda são vizinhas muito próximas, separadas apenas por 7 quilômetros, e de fácil acesso para todos. O Carnaval por essa região tem muita festa e arrasta multidões por ruas e ladeiras históricas.

Na capital de Pernambuco, Recife, é onde tradicionalmente o Carnaval é aberto com a passagem do Galo da Madrugada, conhecido como o maior bloco de rua do mundo. Milhares de pessoas curtem a folia ao som de frevo, maracatu, samba, entre outros ritmos.

No Marco Zero da cidade, há shows com grandes nomes da música brasileira, que vão até altas horas da noite. Já em Olinda, as muitas ladeiras são tomadas pelos famosos bonecões, pequenos guarda-chuvas coloridos e muito frevo. Como a cidade é histórica, suas ruas são estreitas e de paralelepípedos, mas nada disso diminui o entusiasmo — na verdade, só aumenta a energia do público!

O cruzamento chamado “quatro cantos de Olinda”, onde quatro importantes ruas da região se encontram, é como se fosse uma concentração dos blocos, que se cruzam por ali e deixam a festa dos foliões mais animada e lotada!

  1. Manaus (AM)

Passar o Carnaval em Manaus é viver de perto um pouco do regionalismo brasileiro. Na cidade ocorre um belíssimo desfile em seu sambódromo, que, diga-se de passagem, é gigante, com capacidade estimada em cerca de cem mil pessoas.

Além dos desfiles, há muitos blocos de rua. São mais de cem que divertem o público ao som de samba, axé, marchinhas, frevo e muito mais.

Mas o grande destaque de Manaus é Carnaboi, um evento que mistura a folia de Carnaval com as toadas, ritmo folclórico do Amazonas visto no festival de Parintins anualmente.

Artistas de boi-bumbá dos importantes grupos Garantido e Caprichoso fazem apresentações junto com as escolas de samba do grupo especial. O resultado é uma festa com muita tradição e emoção.

  1. Florianópolis (SC)

Florianópolis é um dos destinos mais procurados no Brasil por sua grande diversidade de praias e pelas diferentes festas que ocorrem na região. O Carnaval já é consagrado por essas bandas e tem até um nome carinhoso: o CarnaMagia, em referência ao apelido que a cidade leva — Ilha da Magia.

A festividade é muito completa e democrática, agradando um grande público. Tem desfiles de escolas de samba, blocos de rua divididos por todos os cantos e uma vasta programação com grandes artistas da música brasileira.

Além disso, nos clubes e casas noturnas da cidade há muitas festas durante esse período, o que atrai principalmente o público jovem.

Outra dica é ir até a Praia do Rosa, que está localizada a 85 quilômetros de Floripa. Por lá ocorre o CarnaRosa, o evento organizado pelas pousadas locais que promovem festas animadas com samba, música eletrônica, reggae etc.

  1. São Paulo (SP)

A maior cidade do país a cada ano tem um Carnaval ainda mais intenso. O já tradicional desfile das escolas de samba se dividem em dois dias para o grupo especial. Com muito glamour e criatividade, os carnavalescos levantam a plateia a cada passagem pelo Sambódromo do Anhembi.

Mas o grande destaque dos últimos anos tem sido o crescimento dos blocos de rua. Atualmente, já são mais de 500, que começam a desfilar algumas semanas antes do Carnaval.

A maior concentração ocorre nos bairros da Vila Madalena e Pinheiros, mas todas as regiões da cidade têm os seus representantes que não deixam a folia diminuir.

Durante as festividades, há concursos de fantasias, além de muitas marchinhas tradicionais e outras com temas atuais, como política e economia. Em muitas regiões, há também bloquinhos para crianças e bebês, que animam os pequeninos!

Com todos esses eventos, São Paulo ganha cada vez mais espaço no calendário da folia do país.

  1. Ouro Preto (MG)

O Carnaval em Ouro Preto acompanha a energia da cidade: tradicional, histórica e muita animada, isso porque a maior parte da população é formada por jovens universitários que vivem em repúblicas.

A folia de momo por essa região ocorre nas ruas de paralelepípedos e é basicamente organizada pelas repúblicas: cada uma faz sua festa e todas acabam se encontrando nas ruas. No final, o resultado é uma profusão de alegria e entusiasmo!

Mas há também blocos de rua — inclusive, o bloco mais antigo do país, Zé Pereira dos Lacaios, desfila em Ouro Preto desde 1867. Ou seja, o Carnaval por essas bandas é realmente histórico.

E outra dica para quem quiser aproveitar mais a viagem é visitar as demais cidades históricas vizinhas, como Tiradentes e São João Del Rei.

Aviso aos viajantes

Mas, antes de pegar a estrada e curtir o destino escolhido para o Carnaval, acompanhe algumas dicas e recomendações para aproveitar os dias de feriado com mais tranquilidade!

Tenha cuidado na estrada

O Carnaval é uma das épocas do ano que tem mais gente viajando pelo país, por isso as estradas ficam bastante movimentadas. Com mais carros em trânsito, é preciso redobrar os cuidados. Para isso, procure saber os horários de pico e tente fugir deles para não ficar muito tempo parado em congestionamentos e evitar estradas muito cheias.

Só pegue o volante se estiver realmente descansado e depois de ter dormido muito bem: dirigir na estrada com sono é um verdadeiro perigo! Além disso, é importante levar água e lanches, pois nunca se sabe o tempo certo que levará até o destino. E claro, dirija com atenção, respeitando as sinalizações e limites de velocidade, e não deixe de usar cinto de segurança, inclusive no banco traseiro.

Proteja-se ao longo do dia

Como o Carnaval ocorre sempre em época de calor, é preciso ter muito cuidado com a hidratação, desde a saída de casa até os dias de curtição no destino. Por isso, beba muita água, suco natural e água de coco.

Lembre-se também de colocar na mala de viagem o protetor solar. Escolha um produto de boa qualidade, com fator de proteção acima de 15, e aplique várias vezes ao longo do dia.

Cuidado com o álcool

Durante o Carnaval, é comum o consumo de bebida alcoólica. Afinal, todos querem aproveitar ao máximo e curtir seus dias de folga, não é mesmo? Até aí, nada de errado. Porém, se você vai dirigir, é fundamental evitar o consumo de bebidas horas antes da viagem. Lembre-se que, ao pegar o volante embriagado, você aumenta as chances de acidentes envolvendo sua família e amigos, e também as demais pessoas na estrada.

Se estiver em grupo, faça um revezamento para cada um ficar sem consumir bebida alcoólica por vez e poder conduzir todos sem riscos.

Planeje-se com antecedência

Como o movimento nas cidades aumenta bastante durante o Carnaval, a dica é não deixar nada para resolver em cima da hora. Reserve a hospedagem, compre ingressos e tome todas as decisões antecipadamente. Se deixar para o último minuto, corre o risco de não conseguir nada do jeito que deseja.

E então, gostou das dicas para viagem no Carnaval? Aproveite para compartilhar esse post nas redes sociais e ajudar seus amigos que já estão se preparando para os dias de folia ou descanso!


Deixe seu comentário