Tudo sobre aluguel de carros em Congonhas

Atualizado em: 24/08/2023

Descer no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, pode até ser comum para quem tem o costume de visitar a cidade frequentemente. No entanto, é impossível não se impressionar com a vista: os milhares de prédios, carros e pessoas que podemos avistar da janela do avião realmente dão o tom do agito da cidade.

Por isso, quando o assunto é aluguel de carros em Congonhas, algumas dicas podem ajudar você a não ficar atordoado logo na chegada. Como sabemos, a capital paulista é o pulmão econômico do Brasil. Assim, em um de seus principais aeroportos não poderia ser diferente: há centenas de empresas que oferecem carros para alugar.

Logo no desembarque você encontra anúncios, vendedores e motoristas particulares oferecendo seus serviços, porém não tenha pressa. Dependendo do seu objetivo, o aluguel em Congonhas é a melhor alternativa, mas você pode seguir algumas recomendações para fazer isso de forma mais econômica e segura, evitando transtornos.

Separamos, neste post 7 dicas para ajudar você a escolher a melhor empresa e sair com o carro mais adequado conforme os seus objetivos. Confira!

Saiba se o aluguel de carros em Congonhas é sua melhor opção

O trânsito em São Paulo pode parecer complicado. No entanto, com atenção e bom uso do GPS, você conseguirá se deslocar pela capital paulista tranquilamente. É só seguir as placas de sinalização que estão espalhadas por todas as vias.

Se você quer liberdade de horários, independência e controle dos gastos, alugar um automóvel é uma boa alternativa. Nesse caso, não se esqueça de ativar o serviço de localização no seu smartphone e contratar um bom pacote de dados de internet da operadora de celular.

Caso ache melhor garantir, peça na locadora um veículo com aparelho de GPS instalado. Normalmente, o custo não fica muito maior com esse adicional.

Pesquise na internet quais são as locadoras mais conhecidas

Como mencionamos, no desembarque você verá uma série de vendedores com “ofertas imperdíveis” de carros para locação. Entretanto, durante o tumulto da chegada à cidade não costuma ser o melhor momento para fazer a sua escolha.

Por isso, antes de viajar pesquise na internet quais são as empresas com mais credibilidade no mercado. Além de entrar no site delas para verificar quais são os produtos e os tipos de pacotes oferecidos, é bom checar a reputação das locadoras nos sites de reclamação e nas redes sociais.

Faça orçamentos com mais de uma empresa

O aeroporto tem em suas instalações, pelo menos, cinco locadoras de veículos. Portanto, antes de decidir em qual delas fará o aluguel do seu carro, vale fazer o orçamento com cada uma delas.

Você sabe: com a concorrência, os preços tendem a cair. Ainda mais se você fizer as reservas com antecedência — da mesma forma que ocorre com os hotéis.

Há sites que fazem a comparação dos preços de aluguel de veículos em um único lugar, facilitando a sua procura. Nessas páginas também há a possibilidade de já deixar o negócio fechado. É só informar o período em que o carro será usado, o tipo de veículo que você deseja e já fazer a reserva.

Fique atento à documentação exigida para o aluguel

Nem todas as locadoras de veículos são iguais, mas elas têm em comum a exigência de alguns documentos na hora de fechar o contrato de aluguel. Como exemplo: Você deve ter 21 anos completos ou mais para poder usar o serviço. Veja a relação dos documentos mais pedidos e não esqueça de colocar todos na mala:

  • RG, CPF e carteira de motorista originais e atualizados;
  • Cartão de crédito do titular com limite para caução;
  • Comprovante de residência.

Escolha o tipo de carro adequado à sua viagem

Há veículos mais confortáveis para quem está na cidade a trabalho e outros feitos especialmente para quem passeia com a família. Saber qual é o mais adequado ao seu perfil ajudará na hora de fazer o aluguel de carros em Congonhas.

Para visitas a negócios, a escolha ideal são modelos com perfil executivo, sem abrir mão do conforto do ar-condicionado, direção hidráulica e até câmbio automático. Se estiver com a família, uma boa alternativa são as minivans, por exemplo.

Leia o contrato de locação com atenção

Essa dica vale para qualquer tipo de negociação e não poderia ficar de fora no caso da locação de veículos. Verifique com cuidado quais são as taxas cobradas pela empresa que fará o aluguel do seu carro e quais são as exigências na hora da devolução.

Outra coisa importante: não vale a pena economizar retirando itens essenciais, como o seguro, por exemplo. Aliás, o indicado é que você contrate o seguro completo — principalmente para encarar o trânsito da capital paulista. Assim, você evita surpresas e gastos inesperados caso tenha algum problema no seu trajeto.

Faça o contrato de acordo com o seu uso do carro

As locadoras costumam oferecer tipos de contrato de aluguel de veículos diferentes. Escolher a melhor opção depende de como você fará uso do carro.

Se ficar dois ou mais dias na cidade, por exemplo, é melhor contratar no esquema de quilometragem livre para economizar. Além disso, fique atento: se você recebeu o carro com tanque cheio, devolva-o da mesma forma, caso tenha alugado no sistema full to full.

Caso esqueça do abastecimento, a empresa cobrará pelo tanque e o valor pode ser maior do que o aplicado nos postos de combustível. Já o sistema full to empty prevê que você pague pelo tanque cheio no momento em que pega o veículo na locadora.

Dirigir em São Paulo pode ser uma ótima experiência e dará a você a liberdade de conhecer, a qualquer hora, tudo o que a cidade tem a oferecer em termos de gastronomia, eventos culturais, parques e outras atrações.

Com as dicas que demos neste post, temos certeza de que o aluguel de carros em Congonhas será mais tranquilo para a sua viagem à capital paulista. Se quiser mais dicas sobre o assunto, assine a nossa newsletter e receba textos como este em sua caixa de entrada!

Deixe seu comentário