Road Trip: 5 dicas para uma viagem de carro alugado sem stress

Atualizado em: 23/08/2023

Viajar é uma das melhores experiências que se pode ter, não é mesmo? E esse passeio pode ficar ainda melhor se for uma viagem de carro alugado. Optar por esse recurso permite muita tranquilidade e economia, mas é preciso seguir algumas dicas para evitar o estresse!

Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura e descubra agora mesmo 5 dicas para deixar sua viagem sensacional e inesquecível!

1. Programe a viagem de carro alugado

Como em qualquer saída de final de semana ou as merecidas férias, a programação prévia garante, sempre, muito mais tranquilidade.

Quando for alugar um carro, procure fazer com antecedência a reserva. O simples fato de saber a data de saída e de retorno e realizar a contratação antecipada evitam surpresas como não conseguir o carro para o período desejado ou ter de alugar um modelo de última hora que não é adequado para as necessidades.

Avalie nesse cronograma se vai precisar de alguns equipamentos para auxiliar na road trip. Entre os exemplos estão um bom GPS, cadeirinha para o filho, necessidade de ter ou não ar-condicionado, dentre outros detalhes.

Descobrir a quilometragem a ser percorrida é outro fator importante para decidir o tipo de locação: se é com Km livre ou controlado. Esse fator influencia no preço final da locação.

Aluguel de Carros online

Antecipar-se facilita outra questão fundamental: projetar o total a ser gasto. Pesquisando, você entenderá melhor as possíveis tarifas que são incorporadas na locação e ainda definirá como fica o seu orçamento para a viagem.

Também terá noção sobre como o combustível pode impactar no custo final da sua viagem. Essa questão ajuda, a propósito, a definir que tipo de modelo será alugado. Um com mais potência, que vai gastar mais, ou o modelo econômico.

Se não conhece o trajeto a ser percorrido, faça uma pesquisa para verificar pontos de parada e de abastecimento. Muitas vezes, é preciso andar algumas centenas de quilômetros sem encontrar muita coisa por perto.

Estas condições exigem preparação em relação ao combustível, como saber se vai precisar comprar comida com antecedência.

2. Planeje o roteiro circular para viagem

Planejar o percurso da viagem envolve uma outra situação quando a proposta é passar por várias cidades. Nesses casos, defina o roteiro de forma circular, se possível. Escolha o ponto de partida e de retorno no mesmo local.

Essa opção facilita muito a viagem de carro alugado porque a unidade onde o automóvel será retirado e entregue acaba sendo a mesma. As locadoras, em geral, cobram taxa de devolução se o veículo vai ser deixado em local diferente de onde foi retirado.

O resultado é que o roteiro circular barateia a locação e permite que o viajante gaste o dinheiro com outras coisas, como lembranças, passeios ou experiência em restaurantes.

3. Compare modelos e tarifas

Selecionar a opção mais barata nem sempre oferece o melhor custo-benefício. Os carros populares podem ter preços mais chamativos, mas não têm uma série de opcionais, e isso pode atrapalhar a viagem.

Defina alguns critérios mínimos do que espera que o veículo tenha. Depois disso, passe a pesquisar os preços.

As viagens mais longas exigem um certo conforto. Escolher carros muito básicos vai deixar o motorista mais cansado. Com isso, o trajeto pode demorar um pouco mais do que é previsto e esse tempo perdido pode fazer falta.

categorias de carros

A quantidade de mala que será levada envolve outro critério a ser avaliado no momento da locação. Para um casal, talvez um automóvel mais simples atenda as necessidades. O mesmo não vai servir para quem já tem um ou dois filhos.

Só com as malas dos pequenos já vai um bom espaço para acomodá-las. O porta-malas ainda vai precisar abrigar o carregamento do restante da família e, portanto, não adianta alugar um carro pequeno.

Se a viagem ainda pode exigir um pouco mais de aventura, nesses casos é bom ter um veículo como caminhonete, que tenha tração nas quatro rodas.

4. Avalie o estado do veículo

Definidos os critérios da viagem e qual o tipo de veículo a ser locado que melhor se adapta às suas necessidades, é hora de buscá-lo na locadora.

Antes de retirá-lo do pátio é fundamental fazer uma avaliação minuciosa com relação a danos na lataria, como está o interior, a condição dos pneus, documentação, etc. No porta-malas, é bom confirmar se o estepe está em dia, se está cheio e se o kit de sinalização encontra-se no carro.

revisão carro alugado

Se notar algo que chame a atenção, aponte para o consultor e, se for necessário, troque de automóvel.

A locadora também precisa entregar um laudo de vistoria para comprovar as condições do veículo. Esse documento precisa ser guardado para consulta futura, se necessário.

Nessa vistoria, aproveite também para tirar dúvidas com o consultor. Por exemplo, se surgir uma emergência, qual número ligar? Quais dados precisam ser informados? A central de atendimento funciona 24 horas? Como funciona a cobrança se houver uma multa?

5. Obtenha o seguro de carro alugado

Uma das principais maneiras de não ter dor de cabeça com imprevistos é estar segurado. Esse é o tipo de serviço que você paga para não usar. Mas, se for necessário acioná-lo, vai economizar burocracia, dinheiro e evitar o estresse.

Um dos mais importantes é o seguro contra terceiros: aquele que se você bater em alguém, a apólice vai garantir o conserto.

Também escolha a opção que protege contra roubo, furto, incêndio e tenha assistência 24 horas para casos de emergência. Se o que ninguém espera ocorrer, basta acionar a locadora e informar o sinistro.

Seguro de carro alugado

Deu para notar que um planejamento da viagem vai torná-la muito mais gostosa, não é mesmo? Com a escolha da viagem de carro alugado, uma série de vantagens ainda pode ser somada nessa experiência.

Autonomia para ir e vir, custos menores, possibilidade de escolher modelos, dentre outros.

Quer entender melhor como alugar um veículo vai ajudar você? Dê uma olhada e descubra as vantagens de alugar um carro para a viagem!

 


 

Deixe seu comentário